terça-feira, março 30, 2010

Como Imigrar para o Canadá?


Como imigrar???By gieroequebec.blogspot.com

Muitas pessoas não entendem porque não é tão simples decidir imigrar hoje e se mandar pro Canadá em 2 meses, pelo menos não como trabalhador permanente. Além do desejo de imigrar é necessário pesquisar muito e entender todo este processo.
Neste post vou pontuar os conhecimentos básicos que são necessários saber sobre o processo de imigração, depois em outro, detalharei melhor o Processo por Québec.


Trabalhador Qualificado Permanente:
Você pode chegar ao Quebec como turista, estudante estrangeiro, como refugiado, trabalhador temporário ou trabalhador permanente. Porém, com o visto de trabalhador permanente, terá direito de morar e trabalhar no Canadá por tempo indeterminado com praticamente todos os direitos de um cidadão canadense, com exceção de ter o passaporte canadense e de ter os direitos políticos (votar e ser votado). Estes últimos, só são permitidos após a obtenção da cidadania canadense, que pode ser solicitada pelo imigrante após ele ter 3 anos consecutivos, ou 5 anos intercalados de residência no Canadá.


Processo por Québec ou Processo Federal Simplificado

Decidindo imigrar como trabalhador qualificado permanente, você deve verificar qual é a melhor opção para solicitar o visto, seja pelo "Processo por Québec" ou "Processo Federal Simplificado".
A província do Québec tem autonomia para selecionar seus próprios imigrantes, mas após obter o CSQ (Certificado de Seleção do Québec) na entrevista, é necessário solicitar o visto ao governo do Canadá (que é o que chamamos de fase federal do processo por Québec), onde o governo te solicitará alguns exames médicos e dificilmente te eliminará, já que você já foi selecionado e aprovado pela província.
O Processo Federal Simplificado, como o nome já diz tem apenas a etapa federal, é como se o imigrante solicitasse direto ao governo do Canadá o visto, somente com comprovação de documentação e sem entrevistas.

As principais diferenças são:

  • Visto:
Québec: O processo é francófono, mas o imigrante poderá trabalhar e estudar na província do Québec ou em qualquer outra do Canadá.
Federal: O processo é anglófono, e o imigrante só poderá estudar e trabalhar na parte anglófona do Canadá. Para trabalhar legalmente no Québec só após obteção da cidadania canadense ou do CSQ .

  • A comprovação da língua:
Québec: no dia da entrevista vc comprova ter um mínimo de 150hs de estudo de francês, seja de aula particular ou de cursinho. Este processo não exige o inglês, porém se vc o tiver poderá obter mais pontos na seleção.

Federal: este processo não exige o francês, mas exige o inglês. Vc terá que fazer o IELTS (International English Language Testing System) e obter uma boa pontuação em todos os níveis. O IELTS é um teste internacional que mostra a habilidade do candidato em comunicar-se e entender o inglês, designado às pessoas que pretendem estudar ou trabalhar em países em que a língua oficial é o inglês.

  • Comprovação financeira
Quebec: vc assina o "contrat relatif à la capacité d’autonomie financière", onde se compromete a levar um mínimo de $$$ exigido pelo governo p/ se manter nos 3 primeiros meses. Esta quantia varia de acordo com a quant. de pessoas que solicitam o CSQ; por ex., um casal sem filhos assina o contrato de que levará o mínimo de 3.897 $.

Federal: a quantia também varia de acordo com a quant. de pessoas da família, mas o valor é bem mais alto, é exigida a comprovação de cerca de 12.000$ para um casal sem filhos.

  • Idade
Quebec: prefere jovens de até 35 anos de idade.

Federal: não importa muito a idade. Caso tenha mais de 35 anos o ideal é tentar por este processo, mais de 40 anos então, tudo indica que só por este conseguirá o visto.

  • Tempo do Processo
Quebec: apesar de muito burocrático é mais rápido que o Federal, levando de 9 a 18 meses para conclusão de todas as etapas do processo.

Federal: leva de 13 a 30 meses.

Mais infomações: Processo Federal Simplificado ou Processo por Québec .

Mente e coração noutro mundo... ou melhor... noutro país!

Puxa... como as coisas são... rs
hoje fui almoçar com um colega de trabalho que acabou de ser promovido para a gerência. É realmente um amigo e me disse que eu estou marcando bobeira, pq eu preciso melhorar meu resultado, já que tenho o perfil que a empresa busca para cargos de gestão e blá, blá, blá... Ele fez o seguinte comentário: "Sandro, cara... como sou seu amigo, vou te dizer uma coisa: enquanto vc não decidir o que quer da sua vida, vc naum vai sair desse buraco que se meteu; cada vez que conversamos, vc vem com uma desculpa diferente... parece que está em outro mundo brother... onde está o seu coração?"
Esse comentário dele me deu um estalo... virei pra ele e emendei: "Brother, estou com o coração e a mente no Canadá!!!" Ele arregalou os olhos e exclamou: "Caraca nego... que papo é esse?"
Eu dei uma de louco e continuei: "T... vc tem razão... tenho q focar onde está o meu coração... e meu coração está em outro país... minha mente está em outro país..."
Somente a gente que está nesse processo de mudanças é que conseguimos compreender essas coisas... rs rs rs.
Um abraço a todos.

terça-feira, março 23, 2010

segunda-feira, março 22, 2010

Oficina Cultura do Quebec


Oficina Cultura do Québec
A proposta das oficinas é apresentar aspectos culturais e sociais da província canadense através de atividades como músicas, textos e trechos de filmes quebequenses.

Público-alvo: Jovens e adultos que tenham conhecimento da língua francesa.
Serviço
Local
REDE SENAC SÃO PAULO
veja ao lado as unidades em que este evento
está sendo oferecido
 
Clique na unidade de seu interesse, conheça as opções de datas e horários.

Unidades

sexta-feira, março 19, 2010

A vida como ela é - LAVAL - parte III


"Se vocês quiserem chegar aqui, montarem a casa de vocês , comprarem um carro, estejam prontos para gastar uns 10 à 15 mil dólares. Apartamentos que vem com móveis é legal para a chegada, mas geralmente os móveis sao velhos e sujos (geralmente sao pessoas que jogaram fora e os pessoas pegam- sao pulguentos), entao todo mundo acaba comprando os seus próprios móveis.

Para arrumar um emprego calcule uns 3 meses como mínimo (
se você fala francês direitinho e o inglês também), no início eu calculo um pouco mais de despesas por mês (uns 2 mil dólares por mês no mínimo, 6 mil no total) e uns 12 meses se você nao está bem preparado.

Para a sua chegada, reserve um tempo para achar um apartamento, comprar móveis e roupas para o clima daqui, prazo para retirada de documentos (nao se esqueça da habilitaçao). Um mês é mais do que suficiente para isto, mas depois assuma a sua nova ocupaçao em tempo integral, procure emprego em tempo integral (8 horas por dia).
Você precisa mandar no mínimo 5 CVs por dia.Depois de 3 meses, 500 CVs enviados e muitas entrevistas você consegue um emprego (claro que nestas entrevistas você tem de falar francês).

Nao espere nada do governo, a francisaçao em tempo integral é legal para aprender, mas impede você de ter tempo para procurar emprego e fazer entrevistas.
A bolsa de estudo é uma miséria e eles demoram muito tempo para depositar na sua conta, nao conte com ela para viver.. O tempo de espera por uma vaga na francisaçao em tempo integral é de 6 meses.

Na francisaçao tempo integral é muito difícil achar alguém contente, o clima é pesado. Geralmente sao pessoas que estao com no mínimo 6 meses sem emprego, desesperadas, com um sustento baseado em uma bolsa de estudo que é paga com um atraso de 2 meses.
Pessoas que estao tendo o sonho do Canadá como pesadelo. Por isto tomem cuidado! Evitem se misturar com pessoas com baixo astral!

Estudar francês de noite é uma ótima idéia, as escolas públicas possuem cursos noturnos ótimos e lhe cobram apenas 50$ de material para cada 3 meses de aulas de francês, 4x por semana, 4hs por dia – 18 às 22hs de segunda à quinta (sempre tem vagas).

Na francisaçao em tempo parcial sempre vao ter pessoas que estao em sub-empregos e que reclamam da vida o tempo todo. Por outro lado vao ter alguns poucos que estao bem empregados (geralmente os brasileiros), e que estao de bem com a vida. Se misture com as pessoas que estao bem, as pessoas que estao mal vao apenas te puxar para baixo. Eu sei porque eu vivi isto. Antes de completar 3 meses de Canadá, eu tinha um emprego que eu ganhava mais que o meu professor de francês, mas a minha atitude fez toda a diferença.

Trabalhar em sub-empregos para ganhar a experiência canadense é o pior conselho que alguém pode lhe dar, a sua experiência nao é reconhecida nem bem vista , você se frusta e perde um tempao que poderia estar mandando CVs para boas empresas. Ninguém vai contratar um arquiteto ou um dentista porque ele teve experiência canadense no McDonalds, isto é obvio!

Sub-emprego para aprender francês entao nem se fale, além de nao aprender francês (quem sabe espanhol ou árabe), você se cansa demais, ganha uma miséria, gasta as suas economias e perde o seu tempo, energia e motivaçao com o seu novo país.

Fazer uma boa rede de contatos ajuda muito à arrumar emprego. Foi assim que muitas pessoas que conheço arrumaram emprego (inclusive eu) e é a melhor forma de arrumar emprego no Canadá. As agencias de emprego todas falam isto.

Detalhe importante é que nao venham no inverno, vocês se arrependerao muito. É muito frio, as nossas roupas do Brasil nao sao adequadas, é difícil achar apartamento para alugar, a cidade está cheia de neve e o transito fica complicado.
A mudança vira um pesadelo ao inves de um prazer.

Entao, como conclusao, se você estiver bem preparado, com +/- 20 mil $ você monta a sua vida por aqui. Se você nao está preparado (12 meses para arrumar um emprego), se prepare para gastar uns +/- 45 mil$. Trazendo menos do que isso é pedir para passar aperto, nao ignore a possibilidade de você nao conseguir emprego na chegada.

Conselho bom é de nao vir se você ainda nao está preparado, sai muito mais caro e você perde muito tempo que você poderia estar economizando no Brasil, se preparando e estudando. Ninguém irá contratar um pessoa que nao fala francês para uma área de vendas, onde a comunicaçao é super importante! Muitas pessoas ficam ansiosas para vir logo, mas vale a pena se preparar.

É bem caro mudar de vida, mas veja como um investimento, um projeto de mudança de vida. Nao venha gastando horrores na chegada, vá gastando aos poucos as suas reservas. Já vi pessoas gastando suas reservas no início, apostando num prazo para arrumar emprego bem curto, mas que após a crise cairam num aperto daqueles, portanto guardem sempre uma reserva para o caso de problemas."
by Fabiano Henriques

A vida como ela é - LAVAL - parte II


"Assim como Montréal, o lado oeste da cidade é anglofônico e o leste é francofônico, mas o francês é a língua quase obrigatória para você poder trabalhar aqui, assim como em Montréal… A situaçao apenas muda se você for do ramo de informática, onde apenas o ingles é exigido.

CUSTO DE VIDA:
Se vocês quiserem morar perto do metro, um ótimo bairro é Laval-des-Rapides. Eu morei lá e adorava. Morava em um condomínio (+/- 100 metros quadrados) de 3 quartos, um banheiro, uma boa sala, uma cozinha com copa e duas varandinhas e pagava
760$ por mês (apenas água incluso). A luz você deve gastar uns 100$ por mês (na média – inverno é caro, mas o verao é bem baratinho). Sem estacionamento incluso, mas em Laval você nao precisa de garagem, pois tem muitos estacionamentos gratuítos (nunca mesmo tive problema para estacionar). O apartamento era bem conservado, pintadinho, sintekado, limpinho, mas nao era novo.

TRANSPORTE:
O metro é
106$ o passe mensal. Supermercado perto, farmácia, parque e etc e tal…

DESPESAS BÁSICAS PERMANENTES:
Para a parte de comunicaçao, uma boa dica é a Videotron, no pacote com celular, tv à cabo, internet alta velocidade e telefone fixo você deve gastar uns
150$ por mês, mas isto sempre depende do quanto você fala, dos canais de tv que você solicita… Em compras de alimentos e outras coisas vocês devem gastar uns 300$ por mês. Entao um orçamento básico é de cerca de (760+100+2x106+150+300 =
1522$), mais extras.
(Nao ignorem os extras, pois pesam muito no orçamento e sao necessarios. É impossível nao quere dar uma saidinha, ir no restaurante, comprar roupas de inverno e coisa e tal).

MONTAGEM DA CASA:
Para montar a casa saí caro. Aconselho bastante a IKEA, mas traga a caixa de ferramentas e bastante habilidade manual. Sofá – 600$, cama - 300$, colchoes - 500$, mesas e 4 cadeiras – 300$, Mesa de computador – 150$, cadeira de computador - 100$, estante de televisao – 100$.
Total : (600+300+500+300+150+100+100 = 2050$). Algumas coisas você carrega no carro, outras você nao dá conta e tem de contratar um frete (75$).

ELETRODOMÉSTICOS:
Os eletrodomésticos sao um capítulo à parte e saem caros (TV, geladeira, máquina de lavar louça, lavar roupa, secadora, computador). Uma boa Tv de 42` - 700$, Máquina de lavar louça – 400$, Lavar roupa - 500$, Secadora – 450$, computador – 700$. Total : 700+400+500+450+700 = 2750$. Peguem os jornais de promoçao e pesquisem neles (Publi-Sac), geralmente estes jornais gratuitos você encontra na porta dos prédios residenciais. Ikea nao é legal para eletrodoméstico. Lojas mais populares sao Brault&Martineau, Corbeil, Future Shop e Best Buy.
Centralize as suas compras e economize no frete.

DIVERSOS:
Roupas de cama, mesa e banho, tragam do Brasil. Panela de pressao para o feijao também, nao é fácil achar uma panela de feijao que preste, além de ser muito cara!
E vocês vao sentir muitas saudades do feijaozinho brasileiro, da feijoadinha… Aqui vocês acham os ingredientes com facilidade (couve, feijao, torresminho, carne seca…), mas sem uma panela descente, vocês vao chorar. Ignorem todos os conselhos das pessoas na internet a respeito de nao trazer panela de pressao, geralmente sao pessoas que nao cozinham ou que nao comem feijoada.

Pratos(20$), panelas(100$), copos(20$), talheres (20$), cafeteira(30$), micro-ondas(80$), lixeira(20$), cabides(10$), filtro de água(30$)… Coisas pequenas, mas de uma quantidade enorme, aconselho você ir no Canadian Tire ou no Wall-Mart e procurar as promoçoes.
Lá vocês acham isto tudo e vao economizar. Coisas pequenininhas, vocês devem procurar no Dollarama. Nesta brincadeira vocês vao gastar no mínimo uns 500$ à 1000$.

PRIMEIRO CARRO:
Carro usado é bem barato, um carro econômico (Aveo Chevrolet), 2005, você deve pagar por volta de $5.500. Seguro, 70$. Gasolina 1.15$/litro.
Preste atençao para os pneus de inverno e na negociaçao com o vendedor exija os pneus de inverno. Nao se esqueçam do GPS – 150$ no início, ajuda demais e no final acaba economizando (você irá gastar bem menos gasolina). Negocie o preço, sempre tem espaço para desconto. Se o carro faz parte de seus planos, priorize pois facilita demais a logística, pois no início você faz muitas compras, anda muito e coisa e tal. No inverno entao, nem se fale… Cuidado apenas com as multas… Nao dirija como no Brasil. Aluguel de carro é muito caro e nao vale a pena, entao se for alugar, máximo de dois dias até comprar o novo carro."
by Fabiano Henriques

A vida como ela é - LAVAL - parte I


"Laval e Montréal sao a mesma regiao metropolitana, são duas ilhas uma ao lado da outra, mas muito ligadas (6 pontes). Sao prefeituras diferentes, mas dividem várias coisas, como por exemplo o metrô.

Eu optei por morar em Laval à Montréal em razao de que eu prefiro lugares mais tranquilos. Para morar em um bom bairro em Montréal, sai muito caro e você ainda tem problemas de falta de estacionamento e coisa e tal. A desvantagem de Laval é que fica longe do centro de Montréal (20 minutos de metrô), além das escolas de 2º grau nao serem boas (algumas escolas de Montréal também sao ruins, tenha atençao).

VANTAGENS:
A vantagem é a tranquilidade, o transito, o custo de vida (aluguel mais barato). O comércio em Laval é melhor que o de Montréal, por incrível que pareça. Os comércios sao mais novos, mais amplos, com melhores Shopping Centers, com estacionamentos de graça e com melhores preços. Tenho vários amigos que moram em Montréal e que sempre vem para Laval para fazer compras, ir no Shopping, ir nos Outlets e coisa e tal.

CASAL COM FILHOS PEQUENOS:
Para quem tem filhos pequenos eu aconselho bastante Laval. Tranquilidade, espaço e boa qualidade de vida. Vocês vao levar os filhos de vocês nos parques, nas piscinas e eles vao amar. As casas sao maiores e melhores que as de Montréal. A maioria dos moradores da regiao tem crianças e seus filhos vao fazer bastante amigos na rua e na escola. Laval realmente é uma cidade para casais com crianças.

CASAL COM FILHOS ADOLESCENTES:
Para quem tem filhos entrando na adolescencia aconselho à achar uma boa escola antes de decidir. As duas melhores escolas públicas sao a Escola Internacional (excelente) e a Georges-Vanier (mais ou menos). A Escola Interncaional é ótima, pública, mas difícil para uma criança que ainda está aprendendo o francês de entrar. Para a George-Vanier você deve morar em algum destes bairros: Duvernay, Duvernay Est, St-François (bairros distantes do metrô). Temos 3 escolas particulares excelentes (Laval, Saint-Sacrement e Letendre), mas que exigem exames de admissao difíceis e que custam 5.000$ por ano.

SOLTEIROS OU CASAL SEM FILHOS:
Para quem é solteiro ou para um casal sem filhos, aconselho Montréal (sem dúvida é a melhor opçao), pois vocês podem sair mais, curtir mais a noite, aproveitar mais a cidade. O deslocamento durante o inverno é mais fácil de metrô, mas crianças no metrô nao é uma coisa fácil (desaconselho). A diferença de preço de um apartamento para um casal em Montréal e em Laval é pequena, além do metrô ser mais barato.

Quanto à questao de achar um emprego, como disse antes, Laval e Montréal sao a mesma regiao metropolitana e nao vai fazer uma grande diferença. Se você mora em Laval, perto do Metrô, você chega mais rápido ao centro de Montréal de que uma pessoa que mora em Montréal longe do metrô.

Brasileiros em Laval sao poucos, mas somos muitos ligados, quase todos temos filhos pequenos e gostamos de morar aqui. A maioria veio alugando um apartamento por um ano e acaba comprando uma casa por aqui. Característica básica é que gostamos de tranquilidade e de morar em casas com jardim. As crianças tem mais espaço para correr, brincar e sao criadas mais soltas do que em Montréal.

Em Montréal os prédios sao mais antigos, o piso é de madeira, as crianças nao podem correr senao incomoda os vizinhos e eles chamam a polícia. Amigos que moraram em Montréal com crianças, diversas vezes já mencionaram estes problemas. O último casal com criança que ainda mora em Montréal que eu conheço, se muda em abril para Laval.

Nao gosto de aconselhar muito às pessoas à virem para Laval. Eu adoro morar aqui, comprei uma casa em Duvernay Est (perto da nova ponte que ficará pronta em 2011), mas diversas pessoas que eu aconselhei vieram e reclamaram. Falaram que era muito longe de Montréal e coisa e tal. Depois se mudam para Montréal e ficam falando como era bom morar em Laval. Entao o que eu aconselho é de se mudar para um apartamento temporário em Montréal e estudarem onde vocês querem morar.

Vejam as suas necessidades, isto depende se vocês querem ter filhos ou se vocês já tem, se vocês querem estudar, se vocês querem curtir a noite de Montréal, se vocês querem ter carro, se vocês querem ter tranquilidade…

O que eu posso aconselhar muito é que vocês escolham onde morar de acordo com os seus objetivos, isto faz toda a diferença na qualidade de vida de vocês.

Eu trabalho e estudo em Montréal e moro em Laval, nao vejo problemas no deslocamento, mas perco algum tempo no transito todos os dias. Detesto ir de carro para o centro de Montréal, deixo meu carro no estacionamento do metrô (de graça) e vou de metrô, pois Montréal é horrível de estacionar e tem de pagar estacionamento em várias regioes.

Como dá para ver, existem vantagens e desvantagens, depende muito dos objetivos de vocês. Geralmente periferia de Montréal (Laval, Brossard, Longueil...) é para famílias e Montréal é para solteiros, estudantes ou casais jovens sem filho."
by Fabiano Henriques

terça-feira, março 16, 2010

Excelente dica pra quem quer avaliar seu nível de conhecimento no francês

by terrasestranhas.blogspot.com


Teste seu nível de francês online

Devo lembrar que para confirmar essa avaliação é recomendado marcar uma entrevista com um professor para avaliar a conversação. Marquei minha entrevista para amanhã. Mas pelo teste escrito meu nível é basico.


O link para o teste está aqui

domingo, março 14, 2010

A compra do primeiro imóvel no Canadá


by premiermonde.blogspot.com



A compra do primeiro imóvel


Bom, este post será um resumo do que aprendi sobre a compra de uma casa aqui no Canadá.

Vamos usar a ferramenta do RBC (Royal Bank of Canada): Mortage Payment Calculator

Então vamos prosseguir com o seguinte cenário:

Digamos que você tem um salário de C$ 60.000,00 (sessenta mil dólares canadenses) por ano bruto e você deseja comprar um imóvel no valor de C$ 200.000,00 (duzentos mil dólares canadenses). Como, os bancos e instituições financeiras, irão calcular a sua capacidade de pagamento e verificar se você pode ou não adiquirir este imóvel?

Seu salário bruto por ano:
C$ 60K ($ 60.000,00)

Valor total do imóvel (usado)*:
C$ 200.000,00

Taxas municipais:**
C$ 2040,00

Taxa escolar:**
C$ 458,00

Então o banco ira verificar o seu GDS (Gross Debt Service Ratio) e TDS(Total Debt Service Ratio), pega o menor resultado que será a sua capacidade de pagamento. Mas como se calculam esses dois fatores. Vou explicar abaixo:

Considere que todos os valores são anuais.
GDS

60.000,00 x 32% = C$ 19.200,00

Max. GDS
C$ 19.200,00
Menos taxas municipais
C$ 2498,00 (taxa municipal + escolar)
Menos média de água, eletricidade e aquecimento
C$ 1344,00

19.200 - 2498 - 1344 = C$ 15.358,00 (Pagamento máximo por ano basedo no seu GDS)

Por mês ficaria em C$ 1279,83 o seu GDS

Agora é a vez do TDS, que na prática apenas considera o seu consumo médio mensal de outras despesas e subtrai do valor obtido do GDS (cálculo anterior) e para o TDS o valor considerado é de 40% do seu salário bruto.

Vamos supor que é de C$ 1.300,00 dólares o que você gasta anualmente em despesas. Ficaria assim a conta:

TDS

(60.000 x 40%) - 2498 - 1344 - 1300 = C$ 18.858
(Pagamento máximo por ano basedo no seu TDS)

Por mês ficaria em C$ 1571,50 o seu TDS

O banco então iria considerar o menor valor dos dois, que neste caso seria o GDS e esse seria o valor máximo que você pode pagar por mês. O valor de C$ 1.279,83. Com isso em mãos vamos, fazer um cálculo, baseando-se que você pretende financiar o imóvel em 25 anos.

Usando a ferramenta do RBC (ver acima), ficaria assim (clique na figura abaixo para maiores detales):

Após clicar no botão «calculate», você terá como resultado o valor deC$ 1.061,83 por mês. Ou seja, está dentro da sua capacidade de amortização.

Bom, agora falta alguns detalhes que você deve estar se perguntando e talvez não estejam muito claros, de acordo com a figura acima. Vou explicar sobre os campos que não são intuitivos:

"Rate type" - Fixa ou variável. Se optar por fixa você terá a segurança de pagar sempre o mesmo valor e variável, quer dizer que sua parcela será sempre diferente, acompanhando o mercado. Se o mercado estiver bom pode pagar menos, senão em tempos de crise vai subir.

"Interest term" - É o período que você estará pagando apenas os juros do seu financiamento, isso geralmente é feito em três anos, mas depende de cada um. No final deste prazo, você pode refinanciar e até mesmo negociar melhores condições com o atual banco que você fechou ou até mesmo ir a outras instituições financeiras procurar melhores taxas e condições.

"Amortization period" - É o tempo, de fato que você irá pagar sobre o montante total.

Após pressionar em calcular você terá mais detalhes e valores de quanto seria se pagasse por semana, a cada quinze dias. Pagar a cada quinze dias é melhor pois são mais pagamentos por ano e isso quer dizer, menos juros a pagar no final.

Outra coisa que importa mencionar é o valor de entrada. Aqui, muitos bancos usam de 5% a 20% no mínimo. Sendo que para entradas abaixo de 20% você terá que pagar o seguro que seria o equivalente a 2% de 90% do valor do financiamento. Neste caso:

((C$ 200.000 x 90%) x 2%) = C$ 3.600 que iria alterar o seu TDS, se você der C$ 10.000,00 de entrada (5% do valor total do imóvel).

TDS (com 5% de entrada)

(60.000 x 40%) - 2498 - 1344 - 1300 - 3600 = C$ 15258,00
(Pagamento máximo por ano basedo no seu TDS)

Por mês ficaria em C$ 1271.50 o seu TDS

Isso iria diminuir um pouco sua capacidade de pagamento, mas ainda assim estaria apto a comprar o imóvel, pois a parcela seria de C$ 1.008,73 pois estaria financiando C$ 190 mil.

Outro detalhe é que aqui no Canadá, se você tiver um plano de aposentadoria privado (RRSP, ou em Frânces REER), dentro de algumas condições você pode pegar o montante acumulado e dar como entrada no seu primeiro imóvel e depois pagar deverá reembolsar seu plano em até 15 anos. É como se você tivesse pegando dinheiro emprestado de você mesmo.
Se nao me engano o limite e de ate C$ 20,000.00 por pessoa, se for um casal entao o valor maximo sera de C$ 40.000,00.

No final de tudo, além dos 5% mínimo, junte mais C$ 5.000,00 para pagar as despesas extras da compra do imóvel, como: notário; chaves (se for imóvel novo); mudança; inspeção (recomendado fazer por um engenheiro civil) e etc.

Bom, é isso. Espero ter ajudado e que este post esteja bem claro.

Fonte:
Steve (Istvan) Garai, PFP, STI
Affiliated Real Estate Agent
Group GO IMMO inc.
www.groupegoimmo.com



(*) Imóveis usados você não irá pagar as taxas: QST + GST (Frânces: TVQ + TPS) isso seria atualmente mais 12.5% do valor do imóvel.
(**) Pagos anualmente.

Que carro bacana hein?!



Eu tava navegando no site www.autocatch.com e vi o anúncio desse carrinho "feio"... bem... custa $19,995; hum... precinho de Corsinha... hahaha
Pra quem gosta de carro, dê uma navegada no site e deleite-se!!!

Quebéc - Terra de Oportunidades


Excelente oportunidade para conhecer um pouco mais dessa terra que nos aguarda!!!

"Mas a vós vos tenho dito: Herdareis a sua terra, e eu vo-la darei para a possuirdes, terra que mana leite e mel.- Exodo 20:24."

sexta-feira, março 12, 2010

Convite: Viagem pela Francofonia

Recebemos um email do BIQC muito legal:
"Bonjour!
Para comemorar o Dia Internacional da Francofonia, o Escritório do Québec em São Paulo o convida a participar de uma viagem pelo cinema e gastronomia do Québec!
Dia: 14/03/10
Degustação Québec– 10h00
Filme “A GRANDE SEDUÇÃO” (legendado em português) – 11h00
Local: Cinema Reserva Cultural - Av. Paulista, 900
Participação: R$ 5.00 (compra no local a partir do dia 5 de março com vagas sujeito a lotação da sala)
Mais informações sobre o evento, ler o documento em anexo. Favor não responder este email.
Esperamos contar com sua presença!
À tantôt!
Bureau du Québec à São Paulo"