Nossa, já faz um bom tempo que não apareço por aqui! Saudosismo ou não estava me lembrando dos desenhos animados que marcaram a minha infância dos programas televisivos que mostram celebridades, anos depois (como... o que fulano esta fazendo? onde esta o beutrano)...
Bem, estou longe de ser um super herói estou longe de ser celebridade, mas a vida por aqui também avança.
Tres anos se passaram desde que deixei a pátria amada e idolatrada salve salve, pra adotar a bela e multicultural nação Canada!
Chegou a minha vez de dar entrada no pedido de cidadania, mas estou longe de casa por quatro semanas, tocando um projeto piloto para a empresa e estou descobrindo o oeste Canadense. Alberta Central eh simplesmente magnifica. Minha "base" fica em Red Deer, uma charmosa cidade encravada no meio do caminho entre Calgary e Edmonton e, por conta do meu trabalho, tenho viajado por todos os pequenos vilarejos ao redor; desde as montanhas rochosas, ate o vale dos dinossauros... e estou estou apaixonado.
Meus amigos de Ontario estão me "cutucando", dizendo que esse fogo vai durar ate que eu conheça o inverno daqui! Bem, não vou dizer que adoro o inverno... posso dizer que aturo bem, ate que chega fevereiro e inevitavelmente eu comeco a reclamar, porque a sensação eh de que o inverno nao acaba nunca!
Eu sempre pensei que nunca fosse deixar de escrever no blog; quando eu estava no Brasil, ficava indignado com as pessoas que sem dar maiores satisfações simplesmente fechavam o blog, ou deixavam de atualiza-los.
"que falta de consideração para conosco, pobres seres do longo processo", pensava eu. O sonho era alimentado com a bisbilhotice alheia, com a vontade de viver o que os sortudos imigrados estavam vivendo.
Ate que chegou a minha vez! E como a grande maioria dos blogueiros que eu acompanhava, tenho que admitir que depois de um período nossa vida entra na rotina e já não ha tantas novidades para compartilharmos, como quando somos recém chegados.
Na verdade, novidades tenho aos montes; confesso que fico com preguiça depois de um dia de trabalho, de sentar-me na frente do computador e raciocinar para escrever um texto.
Como diz a minha esposa (pois eh, sou um newlywed :D) tenho que trocar o habito de sentar-me na frente da televisão browseando sem parar, com o pc ligado e o celular na mão (mas na verdade sem me concentrar em nenhum dos três) pelo habito de ler um livro. Eu chego la!!!
Conquistas? muitas, inclusive materiais. Considerando que estou aqui a apenas 3 anos, posso dizer que estou muito mais do que satisfeito e grato; o que não consegui na minha vida inteira no Brasil, aqui realizei alguns sonhos em apenas três anos; se não eh a patroa pra segurar o crioulo... Sorte? costumo dizer que a sorte eh generosa com quem vai a luta.
Mas tenho feito um enorme sacrifício de tentar ser menos materialista, menos ligado a status e tenho aprendido a dar valor a pequenas coisas. Nao eh fácil sobretudo por conta da diferença de alguns valores, quando do ponto de vista do brasileiro e do canadense.
Quando me perguntam qual a formula, eu poderia escrever um outro posto a esse respeito, mas vou tentar resumir da seguinte forma:
- fê creio no poder de Deus, creio que todas as coisas, boas ou ruins, cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e ao próximo creio que tudo o que tem acontecido na minha vida eh por causa do favor de Deus, porque eu não mereço absolutamente nada;
- foco e planejamento: você pode ter o plano de A a Z, ou apenas o A e B, mas tenha. Nao me interessa quão o nível de francês ou de inglês qual a sua profissão a cidade y ou z, eu acredito que todas estas coisas são secundarias; quanto mais preparado e focado, quão melhor for o planejamento, maiores as chances. Porque esteja certo de que percalços acontecem e aos montes
- determinação não desistir ou na melhor definição da minha pessoa, teimosia. Nao me venha falar que isso não eh pra mim, que eu não consigo, que piriri poporo... se Deus abrir o caminho, a porta, a janela, eu entro, nem q seja na base do contorcionismo. Foi assim quando a minha oportunidade profissional surgiu; depois de 3 meses de treinamento, um dos meus melhores amigos, que inclusive tinha me indicado, virou pra mim e disse: "negão, tenho que ser sincero bro! tente procurar outra coisa, porque essa parada não eh pra vc. Você não tem talento pra isso irmão A não ser que queira muito e seja muito teimoso". Ca esta o crioulo, três anos depois. Falar eh fácil mas "quando a água bate na bunda" meu querido (perdoem meu francês , ou sai nadando ou morre afogado.
- atitude positiva: os teus maiores desafios não são o de me convencer de que teu projeto eh maravilhoso; quem vai te desencorajar ao máximo são as pessoas que convivem no imago do teu relacionamento; cabe a você decidir se da ouvido a negatividade, ou se persiste e persegue teu objetivo, teu sonho.
- paciência muita paciência e perseverança Aqui as coisas acontecem num outro ritmo. Para mim, que vim de Sao Paulo, de um mundo corporativo feroz e selvagem, estranhei muito o ritmo de tomada de decisão do canadense, em quase todas as esferas.
Eu poderia escrever muito mais sobre isso, porque não existe uma formula magica ou plano que funcione perfeitamente bem, mas tenho encarado minha imigração (ou tentado), baseado nestes princípios acima: fê determinação foco e planejamento, determinação atitude positiva e paciência.
Bem, por hoje eh só Tomara que eu não fique com preguiça amanha, ou depois, ou depois... uma hora apareço aqui novamente!
Drinho.