Breves dicas e precisões
By Jeff - CQIQ
Salut.
Ótima questao, principalmente pela clareza quando você pediu opiniões práticas do mercado de trabalho na « Bela Província ». Entretanto, saliento de início que, por ser um tema extremamente amplo, tentarei ser o mais objetivo possível em minha resposta, observando que não pretendo, de nenhuma forma, exaurir a questao.
Primeiramente, há uma enorme diferença em conseguir um emprego num grande centro, leia-se Montréal e Québec, ou numa cidade menor, como Sherbrooke por exemplo. Apesar destas últimas possuir um volume de negócios incomparavelmente maior que uma cidade equivalente no Brasil, ainda assim nem sempre é fácil conseguir um emprego, mesmo que este não necessite de uma grande formação.
Somente à título de ilustração, em Sherbrooke a concorrência por um emprego é bastante acirrada pelo fato de ser uma cidade universitária, onde muitos estudantes trabalham a tempo parcial. Isto faz aumentar a oferta de mão-de-obra barata. No entanto, em cidades como Montréal e Québec a busca por emprego é bem menos difícil.
Quanto ao salário mínimo, é necessário fazer uma pequena precisão. Particularmente, não conheço muitas empresas onde os empregados vao fazer mais de 40 horas por semana. Hora extra por aqui, salvo algumas exceçães, é rara, pois geralemente há acordos coletivos de trabalho limitando as horas semanais de trabalho, principalmente para evitar abusos por parte dos empregadores, bem como para possibilitar a conciliação trabalho-familia, princípio que os Quebequenses dão bastante valor.
Desta forma, se você ganha o salário mínimo (9,50 $ / h) e trabalha 35 horas por semana, você terá uma renda mensal de 1 463 $ por mês. Todavia, deve-se considerar os descontos : IR federal e provincial, RRQ (aposentadoria), auxilio-desemprego e licença-maternidade-paternidade (todos contribuem). Acho que nao esqueci nada!
De todo modo, se você ganha o salário mínimo, é só fazer as declaraçoes de imposto de renda corretamente que será bem provável que todo o imposto descontado na fonte seja restituído, além de ser bonificado com os créditos reembolsáveis das taxas de consumo (TPS e TVQ) que são enviados em forma de cheques do governo em 3 e 4 parcelas ao ano, respectivamente. É uma grana que você poderá contar pra pagar a prestação da televisão 50’ ACL que você comprará quando chegar aqui no Ártico. ;)
Com este salário é possível viver-se dignamente, mas sem extravagâncias. Digamos que você será capaz de mobiliar tua casa com móveis novos (sem precisar catar as coisas na rua), pois os bens de consumo por aqui, salvo algumas exceções, são muito mais baratos que no Brasil (o que pode se tornar um sério risco no controle do orçamento para alguns, vale ressaltar). Por outro lado, viagens e visitas a restaurantes e barzinhos constantes deverão ser riscados da agenda (principalmente, porque a cerva é excessivamente cara nos bares e tavernas).
Enfim, vamos às empresas, como você claramente pediu. Voilà alguns setores e respectivas empresas com alta rotatividade aqui no Québec. Não é, como escrevi acima, uma lista exaustiva, mas servirá como refência para futuras pesquisas.
- Telemarketing : Nordia e Ontel.
- Restaurantes (garçon)* : Saint-Hubert, Village Grec e Normandin são algumas das grandes redes de restaurantes por aqui.
- Armazéns (ou em francês, « Dépanneurs ») e postos de gasolina : em cada esquina você encontra um com uma placa « embauchons ».
- Lojas em shoppings : o lance é andar e deixar o c.v., mesmo se nenhuma placa « embauchons » está a mostra. Geralemente, no fim de ano estas sao bem a vista de todos. As entrevistas sao quase sempre na hora e, se tiver sorte, você começa no turno da tarde.
- Grandes magazins vende-tudo : Wal-Mart, Canadian Tire, Loblaws, Ikea, Reno-Dépôt, Home-Dépôt, Zellers, Sears, Bureau en Gros sao alguns exemplos).
- Fast-foods : Mc Donald’s, Burger King, Tim Horton, Subway, etc.
- Agências de emprego : Randstad, Adecco e Prestige são algumas das boas.
Vale salientar que as chances de ser contratado aumenta exponencialmente quando se é bilingue (francês-inglês), mesmo nas pequenas cidades.
Boa sorte a todos e Inté.
* As gorjetas geralmente fazem o salário dobrar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário