No mês anterior, completamos 6 meses de Canadá. Parece que foi ontem que partimos do aeroporto de Guarulhos em São Paulo, rumo ao desconhecido, até porque, nós só conhecíamos o Canadá "tecnicamente" (por meio de blog's, internet, google earth e depoimento de amigos que já estavam por aqui).
A vida vai tomando ritmo, vamos entrando numa rotina e as coisas já não são tão novidades ainda. É claro que ainda estamos na fase do encantamento, pois dizem q é possível fazer um balanço efetivo da imigração, a partir do 2º ano aqui; como eu gosto de contrariar as estatísticas, não dou muita bola.
Aos poucos vamos nos ambientando, garimpando os lugares, os cheiros, as paisagens, os restaurantes preferidos, os bairros preferidos...
A Vanessa começou a francisação em tempo integral, numa classe bastante multicultural. Ela estuda num Cegep do centre-ville de gatineau e, considerado todas as classes, tem somente ela e mais uma brasileira que está aqui a 4 meses. Ela está evoluindo incrivelmente no francês, mas afirma algo que eu já venho desconfiando a algum tempo: Em Gatineau, se você fala somente inglês, vai se virar tranquilamente... agora, se fala só francês, "ta f...rito".
Sobre a francisação, não há muito o que se falar, porque a maioria dos blogs que acompanhamos já esgotaram o assunto.
Comida: a gente come exatamente a mesma comidinha brasileira que comíamos no Brasil. Aqui você encontra absolutamente tudo. de feijão a coentro; de banana a manga (finalmente encontramos uma loja no centro de Ottawa que vende manga brasileira).
Médico: graças a Deus, ainda não precisamos usar o serviço médico daqui, mas ontem fomos no CSLC (que é o centro de saúde e serviço social) para solicitar a 2ª via da carteira de assurance-maladie e aproveitamos para tirar algumas dúvidas: médico de família: preenche um formulário e envia pelo correio e entra numa fila de espera, para se conseguir um. Se você goza de boa condição de saúde, vai aguardar alguns anos; se está com algum problema de saúde, tem que ligar no 811, para ser atendido por enfermeiras, 24 horas por dia, para fazer uma consulta pelo telefone (o quê ???). Você vai dizer os sintomas que está sentindo e elas vão dar as orientações. Caso não melhore, pode procurar alguma clínica médica que não necessita de rendez-vous. Segundo um casal de amigos que já precisou de uma clínica, chegue beeem cedo e leve revista, jornal, caça-palavras ou qualquer outro apetrecho para distração, porque vai demorar (mas o cara tá passando mal, pow).
Bem, se não quiser aguardar esse tempo todo, atravesse a ponte e dirija-se à
Trata-se de uma clínica privada em Ottawa, em que paga-se $64 doletas e é atendido imediatamente. Dentro do próprio site da clínica, aqui, você tem a opção de verificar o tempo de espera, para se dirigir ao centro médico mais próximo ou ao centro médico cuja espera não seja tão longa.
Aliás, parece-me que o Quebec reembolsa parte do valor gasto na consulta. (não temos certeza, porque a funcionária da CLSC não soube confirmar a informação).
Imposto de Renda: Estamos preparando nossa primeira declaração de imposto de renda. Preferimos contratar uma contadora, para não ter problemas de queimas de "tico-e-teco" desnecessárias; assim que ela concluir a declaração, vamos dedicar um post sobre o assunto, pois o regime de tributação é um pouco diferente para pequenos e micro empresários e acredito que o assunto possa interessar a profissionais liberais e trabalhadores autônomos.
Igreja: ainda não encontramos uma igreja para congregarmos; temos visitado algumas e tem um fato curioso que tem chamado a nossa atenção: enquanto as igreja em Gatineau são raras e as pouquissimas que existem são católicas ou unidas (sobretudo em Aylmer), em Ottawa tem uma igreja em cada esquina, praticamente. A presença de igrejas cristãs é muito forte. De batistas a pentecostais, de catolicas a ortodoxas. Tem um portal com o endereço de todas as igrejas de Ottawa: aqui.
Bem... depois escrevo mais... tá na hora de levar a pretinha pra escola!!!
9 comentários:
É impressionante como o tempo passa rápido mesmo! Tenho acompanhado muita gente a partir de seus blogs, e alguns deles acompanho até mesmo antes da entrega dos dossiês, e hoje já estão no Canadá faz 6 meses-1 ano.
Por mais que falem tanto deste encanto do imigrante no primeiro ano do país, acho que é merecido depois de tanto esforço para conseguir imigrar. Ter esse sentimento de coisas novas, beleza e felicidade nos motiva a conquistar ainda mais.
O que posso dizer a vocês? Parabéns sempre pelas conquistas! São muito merecidas quando buscamos o que queremos!
Abraços, e que venham mais 6, 12, 24... muitos meses!
Muito bom o resumao! Que Deus continue abencoando vcs! Nos estamos chegando na marca dos 6 meses tambem :)
Filipe, e .
Muito obrigado!
Sandro e Vanessa,
Parece que foi ontem!!!Eu acompanhei.
Que Deus abençoe vcs e derrame muuuuitas bençãos nessa nova vida por aí.
Sucesso
Diariocanadabrasil.blogspot.com
Sandro e Vanessa,
Parece que foi ontem!!!Eu acompanhei.
Que Deus abençoe vcs e derrame muuuuitas bençãos nessa nova vida por aí.
Sucesso
Diariocanadabrasil.blogspot.com
Usamos o Appletree e como temos o OHIP nao pagamos nada, mas tem uns amigos ai de Gatineau que tb usam e pedem o reembolso do governo de quebec sim. Parece que eh o reembolso eh um pouquinho abaixo do que tem que pagar aqui, mas ja eh grande coisa.
Ah, onde fica a loja que vende mangas aqui em Ottawa? Eu detesto manga, mas minha esposa adora.
Qto a igreja, o Quebec foi muito religioso ate a decada de 60 qdo houve a chamada Quiet Revolution (Révolution tranquille). Ate entao a Igreja tinha forte influencia na politica e sociedade quebecois, foi quando surgiu o sentimento nacionalista/separistista do Quebec, a Igreja foi deposta do poder e teve sua influencia limada a forca, por isso que os palavroes quebecois se referem a simbolos religiosos como "hestie" and "câlisse". Hoje os quebecois tem horror a religiao (principalmente os jovens), por isso nao se ve muitas igrejas por ai.
Abraco
parabéns pra vcs e que cada dia contiune sendo uma aventura boa..bjos
Olá, vi que vocês encontraram alguns 'points' de comida brasileira no centro de Ottawa, vocês podem me passar o endereço? Minha mãe e irmã já estão ai, e eu chegarei com meu marido em julho. Até lá! Abraços.
Postar um comentário