quarta-feira, março 02, 2011

Quando custa viver razoavelmente bem em Gatineau?

Já me deparei inumeras vezes com essa pergunta em emails que recebo e já indiquei alguns posts sobre o assunto, mas resolvi falar um pouco sobre o custo de vida, com base na experiência de alguns amigos mais próximos, que moram na região a mais de 2 anos.

Para nós, que somos oriundos de São Paulo, o custo de vida aqui em Gatineau é menor do que o custo de vida que tínhamos no Brasil, mas vale salientar que algumas coisas são bem mais caras; outras coisas são bem mais baratas.

Mas, chega de blá blá blá e vamos ao que interessa.

Aluguel:
Os preços dos alugueis variam bastante. Depende da proximidade com Ottawa,    Facilidades do entorno, Bens e serviços. No geral, os imóveis localizados em  Gatineau-Gatineau tendem a ser mais baratos do que os imóveis localizados no eixo Gatineau-Hull/ Gatineau-Aylmer. Tendo como base um apartamento de no mínimo 2 dormitórios, em Gatineau-Gatineau você vai pagar entre $650.00 a $750.00 mensais, com tudo incluso (aquecimento/eletricidade) ao ponto que um apartamento do mesmo padrão em Gatineau-Hull/ Gatineau-Aylmer não sai por menos de $850.00. A dica é tentar encontrar algo temporário, para procurar a moradia definitiva com calma. Aqui existem moscas brancas, mas é preciso garimpar um pouquinho. Temos um amigo que mora numa casa grande com 3 dormitórios, garagem coberta e descoberta e outras coisitas e paga $1000.00. E está a algumas quadras de Ottawa. 

Existem apartamentos que pertecem a empresas e não há nenhuma burocracia para alugar. Basta pagar 3 meses adiantados e a chave está na mão. O viés é ter que conviver com um cheiro insuportável de comida nos corredores; depende do estômago de cada um. Mas é uma opção pra quem acaba de chegar e não tem referências ou o flamigerado histórico de crédito. Alguns 
aceitam cachorros, algo que é quase impossível de encontrar.

Os melhores imóveis não são anunciados nos jornais. Aqui, a placa na porta do imóvel funciona e funciona muito. O famoso boca-a-boca então, nem se fale. Chegamos ao nosso cantinho assim. 

Mecânico, Veículos e Transportes:
Essa espécie é igual em qualquer lugar do mundo, mas ainda existem os honestos e sérios. Se precisar de algum, esteja preparado para pagar por volta de $50.00 por hora, no mínimo. Você pode comprar um carro em perfeitas condições de uso e estado de conservação por preços ridiculamente módicos, se comparados ao Brasil. É possível comprar uma Caravan Crysler (van muito popular por aqui), ano 2002, por aproximadamente $2500.00. Isso mesmo. Há quem tenha pago $900.00. E ainda, tenho um amigo que comprou um Focus 2000 por apenas $300.00. E o carro dele naum tem nenhum ponto de ferrugem, o motor funciona incrivelmente bem. O antigo proprietário estava voltando para seu país de origem e deu um desconto, porque o freio de mão estava quebrado. Para arrumar: $400.00. Mesmo assim, é um preço impensável no Brasil.

Então, se você acabou de chegar, vai perceber que andar de ônibus aqui na região pode ser muito caro e muito cansativo. Numa dessa, vale a pena comprar um carro com uns 10 anos de uso, já que a gasolina aqui tb é bem mais barata, se comparada ao Brasil. Agora que o barril de petroleo aumentou, você vai pagar $1.20 (no máximo), por litro. Se vc compra um carro desses e consegue rodar uns 6 meses, o carro já se pagou.

Em resumo, se o seu sonho de consumo é um Porshe Cayenne, no Brasil terá de desembolsar uns $550,000.00 para realizar o sonho. Aqui, vc pode realizar por $70,000.00.

Jantar fora:
Eu ainda não acredito nos preços dos restaurantes daqui. Você tem inúmeras boas opções. Mas quero citar duas em especial, que me chamaram a atenção.
- Levei a pretinha num restaurante mexicano bacana, que fica no centro de Ottawa. Comemos, bebemos e ainda pedimos sobremesa. Total da fatura para o casal: $30.00 (incluindo 15% de tips). Restaurante do mesmo padrão em São Paulo, para comer exatamente a mesma coisa, gastamos $120.00 reais.
- Num final de semana desses, decidimos conhecer uma rede de restaurantes americana em Ottawa, cuja base do cardápio é lagosta e camarão. 
Comemos, bebemos e ainda apreciamos as lagosta no aquário da entrada. Total da fatura para o casal: $70.00. Em São Paulo, esse jantar não sairia por menos de $200.00 reais (num restaurante de mesmo porte).

Ou seja, você tem excelentes locais para comer bem, com sofisticação, com preços bem acessíveis; até mesmo em alguns dos restaurantes mais sofisticados da região, em que o casal vai gastar no máximo uns $200.00, porque em São Paulo, ir em restaurante sofisticado é sinonimo de pagar muito, muito caro. (os valores foram sensurados aqui). 

Eletrônicos é um capitulo a parte, que pretendo escrever em breve. Mas vale a pena visitar o bestbuy.ca ou o futureshop.ca pra ter uma idéia do que estou falando.

Supermercado:
de $300.00 a $500.00 por mês. Claro que depende dos hábitos e do tamanho da família.

Tv a cabo/ telefone/ internet:
$130.00 com tudo incluso e um bom pacote de serviços.

Lembrando que aqui você tem uma infinidade de atividades e opções de lazer gratuitas que são verdadeiros playgrounds para todas as idades.

Bem, vou parando por aqui, porque o dever me chama. Se me lembrar de algo, ou ainda, se eu esqueci alguma coisa, deem uma olhada em alguns outros blogs ou me mandem sugestões.

Abraços,

Drinho.

4 comentários:

Filipe Moreira disse...

Meu brother, pense num cara que vai parecer criança a primeira vez que visitar o Canadá?

Imagine agora quando for morar? Não consigo nem imaginar andar numa Costco e Bestbuy sem brilhar os olhos.

Consumismo necessário. rs...

Show de bola o post!

Abraços!

Anônimo disse...

Muito bom! Cada vez mais me apaixono pela região.
Abraços,

Sil disse...

bem legal... gostei bastante do post e a dica do apto temporario para achar pessoalmente umas barganhas ... ótimos e bjos

Diário Canadá Brasil disse...

Merci Drinho,mas meu nome é Danielle, rsrsrsrs