sexta-feira, fevereiro 03, 2012

Era uma vez... e NÃO viveram felizes para sempre

4 longos meses se passaram, desde que postei pela ultima vez. Aqui estou eu novamente :-)


O ano de 2010 foi um ano de fortes emoções e no final das contas, acabei não fazendo um balanço de um ano tão especial!   


Quero dedicar este post especialmente as pessoas que ainda estão na fase de preparação, sonhando em conquistar e realizar seus projetos no Canada.


Muitas conquistas importantes, com algumas perdas... assim minha vida vai seguindo...


E falando em perdas, quero abordar um assunto que eu jamais considerei durante meu período de preparação e pre-imigração.


Eu já comentei algumas vezes que iniciei minhas pesquisas em outubro de 2006; desde a primeira palestra que assisti, ate o dia em que peguei o visto de residente permanente nas mãos, se passaram quase 4 anos. Longas e profundas pesquisas tais como qual cidade morar, em que casa habitar, funcionamento do sistema de saúde, do sistema de transporte; plano A, plano B, plano C... voltar a estudar ou tentar ir direto para o mercado de trabalho; como funcionam as carreiras; impostos (provincial e federal); estudar francês, estudar inglês... 
Montagem de dossiê, estudar as possíveis perguntas da entrevista. Com a ajuda de Deus, nosso processo foi praticamente perfeito (palavras do nosso entrevistador, M. Daniel Leblanc).


Quando do período de preparação, estudamos e planejamos cada passo da nossa futura vida em terras canadenses e hoje concluímos que Deus foi muito gracioso conosco, porque tudo o que poderia ter dado errado, felizmente não deu; tudo o que poderia dar certo, maravilhosamente deu.


Vivendo quase um conto de fadas...  ate que a "crise dos 7 anos" resolveu bater a nossa porta. 


Não  vou entrar nos detalhes da nossa vida privada; porem faco questão de alertar os futuros imigrantes a considerarem TODOS os aspectos antes de dar esse passo, pois justamente o que ignorei durante a preparação foi o que me sobreveio.


Acabo de ler um artigo que relata que quase 50% dos casamentos no Canada terminam em divorcio. Entre os imigrantes, a taxa também eh elevada. 


Avaliem se o sonho realmente eh de ambos, porque muitos aspectos começam a ter um peso absurdo na adaptação a nova vida. Saudades da família, desafio de recomeçar, criar um novo circulo de amigos; voltar um dia ou não para o Brasil... são fatores que devem ser considerados e bem conversados antes da imigração, para evitar surpresas que na maioria dos casos são desagradáveis e não terminam bem. 


A vida continua; tomei a decisão de não continuar atualizando o blog, pois "a razão de sua existência não existe mais". Desculpem-me pelo pleonasmo, mas esta frase sintetiza o que estou sentindo neste momento. 


Quero agradecer a todos os seguidores, a todas as pessoas que acompanharam nossa saga durante estes anos e um agradecimento especial aquela que inspirou a criação do blog! vida longa e sucesso. Muito sucesso!


Fiz uma releitura dos meus post; muita coisa legal, muita coisa que mudou minha vida e agora, oficialmente começo um novo ciclo. 


Quem sabe eu não resolva criar um novo blog, com uma nova historia... 


Ate breve.

10 comentários:

Canadá o Caminho do Coração disse...

Nossa, Sandro!
Não acredito...
Eu lamento profundamente e com certeza não passa na cabeça da gente este tipo de coisa...apenas que poderá acontecer com os outros, mas não com a gente!
Desejo que Deus te ampare neste momento difícil e delicado em sua vida. Que você volte a sorrir e consiga seguir em frente, como guerreiro que és.
Abraço Fraterno.

Tania Vianna disse...

Puxa, sentimos muito por este momento difícil que vc. esta passando.
Quando estamos com quem amamos nos sentimos invencíveis, prontos para detonar os leões do dia a dia.
Mas, depois da tempestade sempre vem a bonança.
Desejo que os dois encontrem o que procuram e faça a felicidade acontecer na vida de cada um.
Abçss,
sagacanadense@blogger.com

Apoema disse...

Lamento muito e torço pela nova etapa!
Estamos no processo há 13 meses e temos nossos receios e medos, mas meu medo maior é o de não tentar, mesmo que isto custe mais do que previmos ou imaginamos.
Boa sorte!!!Sucesso e felicidades!

Raquel Ramos disse...

Nossa que coisa mais triste, muito mais muito triste mesmo.

Ariane lemos disse...

Comentar nesse momento é um tanto difícil, mas vou esperar um próximo blog, como fiel leitora,sei q a vida lhe dará outros motivos, assuntos, anseios, sorrisos e até lágrimas.
No tempo certo esses sentimentos virão, e certamente os amigos estarão aqui para compartilharem juntos novas sagas, pq aquele q realmente nos dá motivações não morreu...um forte abraço!!!

Anônimo disse...

Muita força neste momento. Deixa o blog de lado, concentra-te em você mesmo, no teu caminho. Depois volta para contar-nos como está contente!

Força e sucesso!

Saudações,

Vivi e André disse...

Olá Sandro!

Poxa, que triste! Mas o Senhor dará forças para que supere este momento.

é um tema nada comentado entre os imigrantes (e os futuros imigrantes).

Obrigada por nos alertar.

Fique com Deus.

Renata disse...

Não suma...não deixe de atualizar o blog.
Separação sempre é muito dificil!!!
Mas lembre de nós, seus leitores desconhecidos que querem saber como você está, as novidades e sempre torcendo pela sua felicidade.
Bjs.

Alynissima disse...

Ótimo assunto a ser abordado, pois já percebi que isso aconteceu com alguns casais que imigraram, inclusive já conversei com meu marido sobre isso. Agora esse tema passa a fazer parte da pauta do meu processo de imigração. Felicidades nesse novo ciclo da sua vida, que tenha muito sucesso!!

Anônimo disse...

Olha só, não entendi uma coisa - continuará no Canadá?
Muito, muito obrigado pela atenção!