sábado, maio 28, 2011

Desafios e Oportunidades

Já faz algumas semanas que não escrevo por aqui. Eu me permito e valorizo o momento do ócio criativo. 


Completamos 9 meses de Canadá e muitas coisas interessantes tem nos acontecido. Aliás, volto numa outra oportunidade para fazer um balanço desses 9 meses.


Hoje sinto-me inspirado para falar sobre os desafios da imigração e as oportunidades (limitados à minha humilde avaliação).


A imigração nos reserva diversos desafios: integração, empregabilidade, superação (ou controle) da saudade dos amigos, adaptação, encontrar casa, carro, escola, cidade, etc. Tenho um colega de trabalho, cujas palavras resumem brilhantemente tudo isso: "negraum, tô aqui no Canadá a três anos e  tudo o que podia dar errada no meu planejamento (grifo meu) não deu; tudo o que podia dar certo, felizmente deu. Nesse bate papo, concluimos que o fato dele ter encontrado trabalho 5 meses depois de sua chegada, foi crucial para o desenrolar de todo o seu planejamento. 


Embora a palavra planejamento esteja presente no vocabulário de 5 em cada 5 brasileiros "bem sucedidos que converso por aqui, eu não me arrisco... porque no meu planejamento, NADA saiu como eu tinha planejado; aconteceu tudo ao contrário, mas muito positivamente (falo disso outra hora também).


Sentei-me então para estabelecer novas metas e novos desafios e agora estou debruçado sobre um projeto que envolve diferentes pessoas, de tradições, nacionalidades, experiências completamente diferentes. 


Então eu estou começando a concluir que tudo o que nos propomos a fazer, com ou sem dificuldades, somos capazes de realizar. E hoje estou inspirado, porque estou convencido de que o poder de realização, de esforço e perseverança é o combustível que preciso para não perder o foco.


O Canadá realmente é um país de oportunidades para todos os níveis de sonhos, sejam de natureza material, espiritual, familiar.. não importa qual. Mas não acredite que as coisas vão acontecer de maneira fácil. Busque seu espaço, cave sua oportunidade, faça amigos, pergunte, seja visto (afinal, quem não é visto, não é lembrado).


Saia da zona de conforto, arrisque-se... 


Tenha um grande projeto, nem que seja grande para você mesmo, tenha foco e não desista.


Caraca, tô todo filosófico hoje... tá na hora de levantar a poupança do sofá e ir atender meus clientes de hoje... até a próxima.


Drinho.

Nenhum comentário: