segunda-feira, setembro 30, 2013

Enquanto isso, na Sala de Justiça!

Nossa, já faz um bom tempo que não apareço por aqui! Saudosismo ou não  estava me lembrando dos desenhos animados que marcaram a minha infância  dos programas televisivos que mostram celebridades, anos depois (como... o que fulano esta fazendo? onde esta o beutrano)...

Bem, estou longe de ser um super herói  estou longe de ser celebridade, mas a vida por aqui também avança.

Tres anos se passaram desde que deixei a pátria amada e idolatrada salve salve, pra adotar a bela e multicultural nação Canada!

Chegou a minha vez de dar entrada no pedido de cidadania, mas estou longe de casa por quatro semanas, tocando um projeto piloto para a empresa e estou descobrindo o oeste Canadense. Alberta Central eh simplesmente magnifica. Minha "base" fica em Red Deer, uma charmosa cidade encravada no meio do caminho entre Calgary e Edmonton e, por conta do meu trabalho, tenho viajado por todos os pequenos vilarejos ao redor; desde as montanhas rochosas, ate o vale dos dinossauros... e estou estou apaixonado. 

Meus amigos de Ontario estão me "cutucando", dizendo que esse fogo vai durar ate que eu conheça o inverno daqui! Bem, não vou dizer que adoro o inverno... posso dizer que aturo bem, ate que chega fevereiro e inevitavelmente eu comeco a reclamar, porque a sensação eh de que o inverno nao acaba nunca! 

Eu sempre pensei que nunca fosse deixar de escrever no blog; quando eu estava no Brasil, ficava indignado com as pessoas que sem dar maiores satisfações  simplesmente fechavam o blog, ou deixavam de atualiza-los. 
"que falta de consideração para conosco, pobres seres do longo processo", pensava eu. O sonho era alimentado com a bisbilhotice alheia, com a vontade de viver o que os sortudos imigrados estavam vivendo.

Ate que chegou a minha vez! E como a grande maioria dos blogueiros que eu acompanhava, tenho que admitir que depois de um período  nossa vida entra na rotina e já não ha tantas novidades para compartilharmos, como quando somos recém chegados.

Na verdade, novidades tenho aos montes; confesso que fico com preguiça  depois de um dia de trabalho, de sentar-me na frente do computador e raciocinar para escrever um texto.

Como diz a minha esposa (pois eh, sou um newlywed :D) tenho que trocar o habito de sentar-me na frente da televisão  browseando sem parar, com o pc ligado e o celular na mão (mas na verdade sem me concentrar em nenhum dos três) pelo habito de ler um livro. Eu chego la!!!

Conquistas? muitas, inclusive materiais. Considerando que estou aqui a apenas 3 anos, posso dizer que estou muito mais do que satisfeito e grato; o que não consegui na minha vida inteira no Brasil, aqui realizei alguns sonhos em apenas três anos; se não eh a patroa pra segurar o crioulo... Sorte? costumo dizer que a sorte eh generosa com quem vai a luta. 

Mas tenho feito um enorme sacrifício de tentar ser menos materialista, menos ligado a status e tenho aprendido a dar valor a pequenas coisas. Nao eh fácil  sobretudo por conta da diferença de alguns valores, quando do ponto de vista do brasileiro e do canadense.

Quando me perguntam qual a formula, eu poderia escrever um outro posto a esse respeito, mas vou tentar resumir da seguinte forma: 
- fê  creio no poder de Deus, creio que todas as coisas, boas ou ruins, cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e ao próximo  creio que tudo o que tem acontecido na minha vida eh por causa do favor de Deus, porque eu não mereço absolutamente nada; 
- foco e planejamento: você pode ter o plano de A a Z, ou apenas o A e B, mas tenha. Nao me interessa quão o nível de francês ou de inglês  qual a sua profissão  a cidade y ou z, eu acredito que todas estas coisas são secundarias; quanto mais preparado e focado, quão melhor for o planejamento, maiores as chances. Porque esteja certo de que percalços acontecem e aos montes
- determinação  não desistir ou na melhor definição da minha pessoa, teimosia. Nao me venha falar que isso não eh pra mim, que eu não consigo, que piriri poporo... se Deus abrir o caminho, a porta, a janela, eu entro, nem q seja na base do contorcionismo. Foi assim quando a minha oportunidade profissional surgiu; depois de 3 meses de treinamento, um dos meus melhores amigos, que inclusive tinha me indicado, virou pra mim e disse: "negão, tenho que ser sincero bro! tente procurar outra coisa, porque essa parada não eh pra vc. Você não tem talento pra isso irmão  A não ser que queira muito e seja muito teimoso". Ca esta o crioulo, três anos depois. Falar eh fácil  mas "quando a água bate na bunda" meu querido (perdoem meu francês , ou sai nadando ou morre afogado.
- atitude positiva: os teus maiores desafios não são o de me convencer de que teu projeto eh maravilhoso; quem vai te desencorajar ao máximo  são as pessoas que convivem no imago do teu relacionamento; cabe a você decidir se da ouvido a negatividade, ou se persiste e persegue teu objetivo, teu sonho.
- paciência  muita paciência e perseverança  Aqui as coisas acontecem num outro ritmo. Para mim, que vim de Sao Paulo, de um mundo corporativo feroz e selvagem, estranhei muito o ritmo de tomada de decisão do canadense, em quase todas as esferas.

Eu poderia escrever muito mais sobre isso, porque não existe uma formula magica ou plano que funcione perfeitamente bem, mas tenho encarado minha imigração (ou tentado), baseado nestes princípios acima: fê  determinação  foco e planejamento, determinação  atitude positiva e paciência. 

Bem, por hoje eh só  Tomara que eu não fique com preguiça amanha, ou depois, ou depois... uma hora apareço aqui novamente!

Drinho.





5 comentários:

"Direto das terras gélidas do norte..." Vanessa disse...

Ola!
Que bom que esta gostando da parte de ca do Canada. Eu sou uma Alberta Lover, moro em Calgary e tb me aventuro viajando pela provincia! Conheco o seu blog desde do comeco, mas acho que nunca comentei.
Se chegar em Fev. vc comecar a reclamar do frio que ja deu! nao 'e so vc todo mundo reclama!
Abraco!

Marcus disse...

Cara que Bom que você voltou a escrever no Blog, você é a referência para os Afro Brasileiros que querem imigrar para o Canada, muito boa sua volta.

Marcus disse...

Muito bom que Voltou a escrever no Blog, seu Blog e seus comentários são referências para todos nos negros que queremos imigrar para o Canada, seus comentários são sempre ótimos. Muito bom sua volta. abraços Marcus

marina avelar disse...

Oi!
Acabei de descobrir o blog e me identifiquei muito,pois alem do interesse pelo Canada estou me formando em direito no final do ano que vem.Infelizmente nao é a carreira mais facil para quem pretende imigrar e por isso queria tirar algumas duvidas com voce!
Será que eu poderia tirar essas duvidas por email?
(marinaavelardeabreu@gmail.com)
Obrigada e parabens pelo blog!

elaine disse...

Oi Sandro!
Tenho procurado intensamente informações sobre a vida de imigrantes brasileiros no Canadá, pois eu e meu marido pretendemos seguir este caminho em uns dois anos, tem quem chame de aventura, mas do jeito que a coisa tá aqui no Brasil, aventura é permanecer aqui com uma criança para criar :-(
Notei que agora pro final do seu blog andou tentado a mudar de Ontário para Alberta e nós mesmo sem ter migrado já tinhamos mudado! kkk Primeiro sonhamos com Ottawa e agora estamos entre Calgary e Edmonton, tem como vc contar mais sobre o que deu as suas dúvidas???
Abraço e parabéns pelo blog, pois ele me deu também a visão que procurava da classe brasileira "menos favorecida" que migrava :-)
Elaine Moraes