sexta-feira, março 19, 2010

A vida como ela é - LAVAL - parte I


"Laval e Montréal sao a mesma regiao metropolitana, são duas ilhas uma ao lado da outra, mas muito ligadas (6 pontes). Sao prefeituras diferentes, mas dividem várias coisas, como por exemplo o metrô.

Eu optei por morar em Laval à Montréal em razao de que eu prefiro lugares mais tranquilos. Para morar em um bom bairro em Montréal, sai muito caro e você ainda tem problemas de falta de estacionamento e coisa e tal. A desvantagem de Laval é que fica longe do centro de Montréal (20 minutos de metrô), além das escolas de 2º grau nao serem boas (algumas escolas de Montréal também sao ruins, tenha atençao).

VANTAGENS:
A vantagem é a tranquilidade, o transito, o custo de vida (aluguel mais barato). O comércio em Laval é melhor que o de Montréal, por incrível que pareça. Os comércios sao mais novos, mais amplos, com melhores Shopping Centers, com estacionamentos de graça e com melhores preços. Tenho vários amigos que moram em Montréal e que sempre vem para Laval para fazer compras, ir no Shopping, ir nos Outlets e coisa e tal.

CASAL COM FILHOS PEQUENOS:
Para quem tem filhos pequenos eu aconselho bastante Laval. Tranquilidade, espaço e boa qualidade de vida. Vocês vao levar os filhos de vocês nos parques, nas piscinas e eles vao amar. As casas sao maiores e melhores que as de Montréal. A maioria dos moradores da regiao tem crianças e seus filhos vao fazer bastante amigos na rua e na escola. Laval realmente é uma cidade para casais com crianças.

CASAL COM FILHOS ADOLESCENTES:
Para quem tem filhos entrando na adolescencia aconselho à achar uma boa escola antes de decidir. As duas melhores escolas públicas sao a Escola Internacional (excelente) e a Georges-Vanier (mais ou menos). A Escola Interncaional é ótima, pública, mas difícil para uma criança que ainda está aprendendo o francês de entrar. Para a George-Vanier você deve morar em algum destes bairros: Duvernay, Duvernay Est, St-François (bairros distantes do metrô). Temos 3 escolas particulares excelentes (Laval, Saint-Sacrement e Letendre), mas que exigem exames de admissao difíceis e que custam 5.000$ por ano.

SOLTEIROS OU CASAL SEM FILHOS:
Para quem é solteiro ou para um casal sem filhos, aconselho Montréal (sem dúvida é a melhor opçao), pois vocês podem sair mais, curtir mais a noite, aproveitar mais a cidade. O deslocamento durante o inverno é mais fácil de metrô, mas crianças no metrô nao é uma coisa fácil (desaconselho). A diferença de preço de um apartamento para um casal em Montréal e em Laval é pequena, além do metrô ser mais barato.

Quanto à questao de achar um emprego, como disse antes, Laval e Montréal sao a mesma regiao metropolitana e nao vai fazer uma grande diferença. Se você mora em Laval, perto do Metrô, você chega mais rápido ao centro de Montréal de que uma pessoa que mora em Montréal longe do metrô.

Brasileiros em Laval sao poucos, mas somos muitos ligados, quase todos temos filhos pequenos e gostamos de morar aqui. A maioria veio alugando um apartamento por um ano e acaba comprando uma casa por aqui. Característica básica é que gostamos de tranquilidade e de morar em casas com jardim. As crianças tem mais espaço para correr, brincar e sao criadas mais soltas do que em Montréal.

Em Montréal os prédios sao mais antigos, o piso é de madeira, as crianças nao podem correr senao incomoda os vizinhos e eles chamam a polícia. Amigos que moraram em Montréal com crianças, diversas vezes já mencionaram estes problemas. O último casal com criança que ainda mora em Montréal que eu conheço, se muda em abril para Laval.

Nao gosto de aconselhar muito às pessoas à virem para Laval. Eu adoro morar aqui, comprei uma casa em Duvernay Est (perto da nova ponte que ficará pronta em 2011), mas diversas pessoas que eu aconselhei vieram e reclamaram. Falaram que era muito longe de Montréal e coisa e tal. Depois se mudam para Montréal e ficam falando como era bom morar em Laval. Entao o que eu aconselho é de se mudar para um apartamento temporário em Montréal e estudarem onde vocês querem morar.

Vejam as suas necessidades, isto depende se vocês querem ter filhos ou se vocês já tem, se vocês querem estudar, se vocês querem curtir a noite de Montréal, se vocês querem ter carro, se vocês querem ter tranquilidade…

O que eu posso aconselhar muito é que vocês escolham onde morar de acordo com os seus objetivos, isto faz toda a diferença na qualidade de vida de vocês.

Eu trabalho e estudo em Montréal e moro em Laval, nao vejo problemas no deslocamento, mas perco algum tempo no transito todos os dias. Detesto ir de carro para o centro de Montréal, deixo meu carro no estacionamento do metrô (de graça) e vou de metrô, pois Montréal é horrível de estacionar e tem de pagar estacionamento em várias regioes.

Como dá para ver, existem vantagens e desvantagens, depende muito dos objetivos de vocês. Geralmente periferia de Montréal (Laval, Brossard, Longueil...) é para famílias e Montréal é para solteiros, estudantes ou casais jovens sem filho."
by Fabiano Henriques

Nenhum comentário: