sexta-feira, março 19, 2010

A vida como ela é - LAVAL - parte III


"Se vocês quiserem chegar aqui, montarem a casa de vocês , comprarem um carro, estejam prontos para gastar uns 10 à 15 mil dólares. Apartamentos que vem com móveis é legal para a chegada, mas geralmente os móveis sao velhos e sujos (geralmente sao pessoas que jogaram fora e os pessoas pegam- sao pulguentos), entao todo mundo acaba comprando os seus próprios móveis.

Para arrumar um emprego calcule uns 3 meses como mínimo (
se você fala francês direitinho e o inglês também), no início eu calculo um pouco mais de despesas por mês (uns 2 mil dólares por mês no mínimo, 6 mil no total) e uns 12 meses se você nao está bem preparado.

Para a sua chegada, reserve um tempo para achar um apartamento, comprar móveis e roupas para o clima daqui, prazo para retirada de documentos (nao se esqueça da habilitaçao). Um mês é mais do que suficiente para isto, mas depois assuma a sua nova ocupaçao em tempo integral, procure emprego em tempo integral (8 horas por dia).
Você precisa mandar no mínimo 5 CVs por dia.Depois de 3 meses, 500 CVs enviados e muitas entrevistas você consegue um emprego (claro que nestas entrevistas você tem de falar francês).

Nao espere nada do governo, a francisaçao em tempo integral é legal para aprender, mas impede você de ter tempo para procurar emprego e fazer entrevistas.
A bolsa de estudo é uma miséria e eles demoram muito tempo para depositar na sua conta, nao conte com ela para viver.. O tempo de espera por uma vaga na francisaçao em tempo integral é de 6 meses.

Na francisaçao tempo integral é muito difícil achar alguém contente, o clima é pesado. Geralmente sao pessoas que estao com no mínimo 6 meses sem emprego, desesperadas, com um sustento baseado em uma bolsa de estudo que é paga com um atraso de 2 meses.
Pessoas que estao tendo o sonho do Canadá como pesadelo. Por isto tomem cuidado! Evitem se misturar com pessoas com baixo astral!

Estudar francês de noite é uma ótima idéia, as escolas públicas possuem cursos noturnos ótimos e lhe cobram apenas 50$ de material para cada 3 meses de aulas de francês, 4x por semana, 4hs por dia – 18 às 22hs de segunda à quinta (sempre tem vagas).

Na francisaçao em tempo parcial sempre vao ter pessoas que estao em sub-empregos e que reclamam da vida o tempo todo. Por outro lado vao ter alguns poucos que estao bem empregados (geralmente os brasileiros), e que estao de bem com a vida. Se misture com as pessoas que estao bem, as pessoas que estao mal vao apenas te puxar para baixo. Eu sei porque eu vivi isto. Antes de completar 3 meses de Canadá, eu tinha um emprego que eu ganhava mais que o meu professor de francês, mas a minha atitude fez toda a diferença.

Trabalhar em sub-empregos para ganhar a experiência canadense é o pior conselho que alguém pode lhe dar, a sua experiência nao é reconhecida nem bem vista , você se frusta e perde um tempao que poderia estar mandando CVs para boas empresas. Ninguém vai contratar um arquiteto ou um dentista porque ele teve experiência canadense no McDonalds, isto é obvio!

Sub-emprego para aprender francês entao nem se fale, além de nao aprender francês (quem sabe espanhol ou árabe), você se cansa demais, ganha uma miséria, gasta as suas economias e perde o seu tempo, energia e motivaçao com o seu novo país.

Fazer uma boa rede de contatos ajuda muito à arrumar emprego. Foi assim que muitas pessoas que conheço arrumaram emprego (inclusive eu) e é a melhor forma de arrumar emprego no Canadá. As agencias de emprego todas falam isto.

Detalhe importante é que nao venham no inverno, vocês se arrependerao muito. É muito frio, as nossas roupas do Brasil nao sao adequadas, é difícil achar apartamento para alugar, a cidade está cheia de neve e o transito fica complicado.
A mudança vira um pesadelo ao inves de um prazer.

Entao, como conclusao, se você estiver bem preparado, com +/- 20 mil $ você monta a sua vida por aqui. Se você nao está preparado (12 meses para arrumar um emprego), se prepare para gastar uns +/- 45 mil$. Trazendo menos do que isso é pedir para passar aperto, nao ignore a possibilidade de você nao conseguir emprego na chegada.

Conselho bom é de nao vir se você ainda nao está preparado, sai muito mais caro e você perde muito tempo que você poderia estar economizando no Brasil, se preparando e estudando. Ninguém irá contratar um pessoa que nao fala francês para uma área de vendas, onde a comunicaçao é super importante! Muitas pessoas ficam ansiosas para vir logo, mas vale a pena se preparar.

É bem caro mudar de vida, mas veja como um investimento, um projeto de mudança de vida. Nao venha gastando horrores na chegada, vá gastando aos poucos as suas reservas. Já vi pessoas gastando suas reservas no início, apostando num prazo para arrumar emprego bem curto, mas que após a crise cairam num aperto daqueles, portanto guardem sempre uma reserva para o caso de problemas."
by Fabiano Henriques

Um comentário:

Anônimo disse...

Mto bom esse post!!

Obrigada por compartilhar :-)

Rafa