domingo, janeiro 23, 2011

5 meses de Canadá

Uau... hoje faz 5 meses que chegamos aqui no Canadá.
Parece que foi ontem... ainda me me lembro do dia da nossa
chegada.


É até engraçado lembrar de algumas coisas que acontecem com a gente... hoje mesmo, saí do banho e fui pegar um pijama, pra ficar de boa ao lado da minha pretinha e, no fundo do armário, um pijama que a minha mãe me deu de presente na semana do meu casamento... a 6 anos e meio atrás... e lembrando do passado, sinto-me um pouco saudosista.


Voltar 6 anos no tempo me tráz boas memórias e não tão boas assim, mas fazendo um balanço, percebo o quão abençoados somos e como não nos lembramos de agradecer a Deus pelas pequenas coisas.


5 meses no Canadá é muito pouco tempo, mas as nossas conquistas trazem um sentimento de que estamos aqui a muito mais tempo.


Eu sou um ávido leitor de blog's; alguns que eu acompanho a muito, muito tempo e algumas coisas são parecidas. Os anseios, as aspirações, os medos...


Imigração não é para qualquer um. Cada indivíduo canditado à imigração tem que ter muita convicção do que realmente busca. Não adianta ir na palestra da imigração que o governo do Quebec oferece e sair achando que o Canadá é o paraíso na terra (porque isso não existe).


Eu já falei isso e vou repetir. A EXPERIÊCIA DA IMIGRAÇÃO É INDIVIDUAL. Cada indivíduo vai ter a sua experiência.


Alguns tem sucesso logo de cara, outros tem sucesso depois de um tempo... outros não tem o sucesso desejado. Qual é a sua motivação. Do que está disposto a abrir mão para investir na sua imigração?


Quando eu estava no processo, eu era quase que um missionário da imigração. Saia querendo catequizar todo mundo... Hoje meu discurso mudou.


Não que eu tenha me tornado pessimista. Considero um realista bem humorado. Frequentemente sou rotulado de "frio e calculista", "capitalista" e outros adjetivos mais... porém, sinto-me completo, porque existem 2 pessoas que foram e são as responsáveis por tudo que está acontecendo até aqui.


A primeira é um grande amigo que me apoiou totalmente no meu projeto de imigração (e que caminha a pleno vapor). Teve alguns momentos que eu pensei em desistir, porque o processo todo, desde a entrada dos documentos, passando pela entrevista e depois o limbo do processo federal, tudo isso é muito desgastante. Mas meu brother me estimulou a buscar uma força e uma motivação que eu não sabia que eu tinha. Muito obrigado, meu amigo DEUS.


A segunda é a minha preta linda. Caraca, segurou várias pontas... 6 anos e meio segurando as pontas... uau. 


Hoje eu falava com um amigo de Montreal ao telefone e ele me disse que as coisas estão acontecendo rapidamente, que estamos bem e etc, etc... mas nossa imigração começou no final de 2006. Primeira palestra foi em outubro de 2006. Talves estejamos colhendo tudo o que a gente vem plantando ao longo desse tempo. E o que mais me deixa feliz é saber que tenho uma parceira de verdade. Tolerar minha chatisse e minha quase hiperatividade... merece um troféu.


Essa semana falava com a Vanessa sobre a cérebre frase: "Quem eu quero ser? um contumaz? um inteligente? um sábio?" explico: o contumaz é o sujeito  que vive quebrando a cara, mas sua teimosia é tão grande que tá sempre cometendo os mesmos erros. O Inteligente é o sujeito que quebra a cara, mas aprende a lição. E o sábio é o sujeito que aprende com os erros dos outros.


Bem, tudo isso pra dizer que estamos tentando agir como pessoas sábias, prudentes (aliás, esses adjetivos combinam muito mais com a minha preta do que comigo... kkkk). E Deus tem colocado verdadeiros anjos em nosso caminho. Pessoas que já estão aqui a mais tempo, já passaram por poucas e boas e hoje compartilham de sua experiência. A gente retem o que é bom, o que nos edifica!


Então, nesses 5 meses de Canadá, tenho elementos que me permitem saber o que quero para o futuro. As pessoas que deixei no Brasil me fazem falta, mas o companheirismo da pretinha supre essa ausência. 


Estamos felizes com o que já conquistamos, mas tudo passa. Até a uva passa. O que permanece são os relacionamentos que cultivamos. Na minha opinião, NETWORKING é a ferramenta mais preciosa na integração do imigrante.


Bem, vou parando por aqui... esse post tá muito filosófico hoje...


Drinho.



6 comentários:

Canadá o Caminho do Coração disse...

Queridos!
Parabéns por seus 5 meses de Canadá! =D
Mas Sandro! Vamos combinar, né?
NãoO dá para ler teu blog, sem dar ótimas risadas! kkkk
-"Mas tudo passa. Até uva passa."
kkkk Ri alto agora!
Vc não existe pessoa!
Mas falando sério agora,obrigado por compartilhar tantas dicas e experiências, pois mesmo indo para outra província, o barco é o mesmo!
Abraço Fraterno!
Bia.

Pati disse...

Oi Sandro! Hoje completamos seis meses aqui. Passa rápido e devagar ao mesmo tempo... Também estamos satisfeitos com a nossa decisão!
abraço para vcs!

Carlos, Fernanda e Anna Luiza disse...

Fala Brother ! É isso aí...parece que foi ontem, lembro bem o dia que vcs se mudaram e lembro bem das suas dúvidas com relação a essa mudança para o Canada. Mas eu tinha certeza que com fé, força e dedicação tudo daria certo.
Fico muito feliz em saber que vcs estão felizes. Daqui a pouquinho seremos nós chegando por aí, falta menos de dois meses para nossa viagem. Nos aguarde !! Abraços e continuem firmes no objetivos. Carlos e Família.

Filipe Moreira disse...

Show casal!!

Estou acompanhando vocês a pouco tempo (desde junho), mas posso ver que realmente vocês estão indo bem!

Me divirto lendo teus posts! Você é realmente bem humorado. Essa coisa de ser pessimista sobre a imigração, eu acabo sendo assim também. Na verdade sou daqueles que só vê "desastres" e as pessoas riem da forma com que eu "coloco" as situações.

Vamos em frente que já já batem 1 ano com ótimos frutos! E quem sabe mais à frente, não tomamos um chocolate todos juntos!

Abraços!

Rafa e Valter disse...

"Saia querendo catequizar todo mundo... Hoje meu discurso mudou."

AMEI isso!! Éramos assim, hoje não. Descobrimos que esta é uma decisão que deve partir de cada um, que é única. Cada imigrante tem suas razões e propósitos, por isso, hj não acho adequado catequizar ninguém, pelo contrário, hoje dou minha opinião mais racional do que emocional. Imigrar não é brincar de casinha, tem ônus e bônus.

Adorei o blog!

Abraços

Rafaela

Amo minha Família disse...

Este post ao contrario das posts acima, me fizeram chorar, alias escreve com lagrimas, n vou conseguir expressar meus sentimentos aqui.
So tenho a dizer que vc é razão de orgulho pra mim e dizer que te amo muito
Vc faz falta!