quinta-feira, março 06, 2014

Porque escolhi morar em Ottawa-Gatineau?


 Ola meus queridos “fellas”, aqui estou novamente para mais uma rodada de pitacos e impressoes pessoais.

A inspiracao para esse artigo veio depois de uma rapida viagem que fiz a Brockville, uma cidade de um pouco mais de 20 mil habitantes, situada a apenas 40 minutos da minha casa. Pequena tanto para os padroes brasileiros quanto para os padroes daqui; Escolhi um restaurante italiano de preco acessivel para o almoco; do lounge eu podia avistar o rio Sao Lourenco; do lado de ca, Brockville, Ontario, Canada e do outro lado, Morristown, New York, Estados Unidos.

Na viagem de volta eu fiquei pensando nos diversos motivos que me fazem amar cada vez mais a regiao que moro.

A provincia de Ontario e a provincia do Quebec sao separadas pelo Rio Ottawa e uma das pontes que liga o lado ingles ao lado frances do pais fica a apenas 2.7 quilometros de distancia de minha casa. Alem do forte multiculturalismo (de acordo com o ultimo census, mais de 20% da populacao eh composta por imigrantes de todos os cantos do mundo). Sim, a vantagem de desfrutar o melhor do lado frances e ingles a poucos minutos de distancia me faz amar Ottawa-Gatineau.

Estou geograficamente a 40 minutos de Brockville e de, se eu quisesse esticar a viagem ate Nova York, pra dar um passeio em Times Square, seriam apenas 6 horas de carro. Seria como dirigir de Sao Paulo ao Rio de Janeiro, mas em estradas em muito melhor estado. Se eu quiser ir para Montreal, cidade incrivel, onde explode arte e cultura, dirigindo a cerca de 120 por hora, chego la em apenas 1h40m; Mas se o destino eh a 5ª cidade mais populosa da America do Norte, entao eh pegar a estrada e em apenas 4h30m estou em Toronto. Sim, a rapida distancia para chegar a importantes cidades me faz amar Ottawa-Gatineau.

Alias, permitam-me rapidamente explicar o porque da designacao Ottawa-Gatineau: A Região da Capital Nacional é uma designação federal oficial para a capital do pais; o termo “National Capital Region” é muitas vezes usado para descrever a área metropolitana de Ottawa e Gatineau. Ao contrário das capitais de outros paises, como Washington , DC, ou Distrito Federal do México, a região da capital nacional não é uma entidade política separada. Seus componentes estão dentro das províncias de Ontário e Quebec. Seja no inverno, com temperaturas realmente baixas ou no verao quente e seco, a regiao tem uma rica e vasta gama de atividades, festivais e entretenimento, alem do eficiente sistema de transporte publico. De acordo com o ranking de qualidade de vida da Mercer Publications, Ottawa eh a 2ª melhor cidade do Canada e a 14ª melhor cidade do mundo para se viver. Sim, o fato de morar na unica capital que reune duas provicias permitindo que se viva somente em frances, ou somente em ingles, ou ainda, no meu caso, ter tido a oportunidade de aprender e estar imerso nas duas culturas e linguas em faz amar Ottawa-Gatineau.

O que dizer dos diversos parques e areas verdes da regiao! Como sou sortudo em morar praticamente dentro de um condominio localizado dentro do Gatineau Park! Uma viagem ao parque de Gatineau é uma obrigação para os visitantes e residentes de Ottawa-Gatineau. É absolutamente de tirar o fôlego. Trouxemos muitos amigos que vieram visitar-me ao "Gatineaus" (como a chamamos) e todos eles não podiam acreditar que essa beleza espetacular fica a apenas 10 minutos do centro de Ottawa. Quantas cidades voce conhece que tem um Parque de 363 quilômetros quadrados a poucos minutos do centro da cidade? Temos muita sorte de ter esse tesouro tão perto. Sim, morar tao perto do centro da cidade, dentro de um parque belissimo me faz amar Ottawa-Gatineau.

Ottawa é conhecida como uma das cidades mais educadas no Canadá, com mais de metade da população com formacao superior. Ottawa tem a maior concentração per capita de engenheiros, cientistas e moradores com doutorado no Canadá.

A cidade tem duas principais universidades públicas - Universidade Carleton e Universidade de Ottawa - e duas principais faculdades públicas - Algonquin College e La Cité collegiale . Ele também tem duas universidades cristãs - Dominican University College e da Universidade de Sain Paul. Há também a Universidade de Quebec en Outaouais, Cégep de l' Outaouais e Heritage College na vizinha  Gatineau. Existem quatro principais quadros de escola pública em Ottawa : Inglês, Anglo-católicos , frances e franco-católicos.

Nao sou um expert quando o assunto eh mercado de trabalho, mas, baseado nas minhas pesquisas, posso afirmar que Ottawa-Gatineau eh o destino ideal pra quem quer construir uma carreira no servico publico (O governo federal é o maior empregador de Ottawa, empregando mais de 110.000 pessoas), ou pra quem eh inclinado a industria da alta tecnologia (que emprega mais de 80.000 pessoas).

A regiao tem um alto padrão de vida e baixo desemprego . Estima-se que a Região da Capital Nacional atrai cerca de see milhões de turistas por ano que gastam cerca de 1,3 bilhões de dólares, alem de ser a região com a terceira maior renda de todas as grandes cidades canadenses.

Os principais editoriais que publicam os rankings de cidades canadenses, em termos de seu apelo às famílias, classificaram Ottawa-Gatineau como uma das top-regioes do pais para criacao de filhos.

Isto porque a regiao tem uma das mais baixas taxas de crimes violentos de todas as cidades no Canadá, ótimo transporte público, muitas bibliotecas e uma população relativamente jovem; não importa qual eh a estaçãodo ano, há sempre muitas atividades para toda a familia. De patinacao no canal, ciclismo e piqueniques em um dos muitos parques. O Canal de Ottawa fica congelado no inverno, produzindo uma pista de patinagem e skating de sete quilômetros de extensão e pode ser usado gratuitamente. Ottawa também possui mais de 170 quilômetros de ciclovias, e uma abundância de parques e areas verdes.

Fiz algumas pesquisas no site do departamento de estatistica do Canada e me deparei com uma informacao interessate: nos ultimos tres anos, o pais registrou a taxa de homicidio mais baixa dos ultimos 40 anos. A polícia informou 543 homicídios em 2012, 55 a menos do que em 2011. Como resultado, a taxa de homicídios caiu 10%, para 1,56 por 100.000 habitantes, o seu nível mais baixo desde 1966.

E eh pelos motivos citados acima, dentre tantos outros que escolhi morar em Ottawa-Gatineau.

9 comentários:

sweet disse...

A cada nova publicação sua, é um burburinho a mais que me da na boca do estômago.

Neve ao Chocolate disse...

Obrigado pela visita! Eh sempre bom receber um feedback dos leitores :)
by the way, como eu gosto de uma polemica, se tiver alguma sugestao de pauta, me diga que terei o maior prazer em criar mais burburinhos!!!

Neve ao Chocolate disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Obrigado por compartilhar suas ideias com o mundo. Você é uma daquelas pessoas raras, que vê o mundo e as pessoas sempre com bons olhos. O seu otimismo, determinação, alegria de viver e criatividade fazem de você um valioso amigo para todo sempre. Que Deus ilumine os seus caminhos onde quer que você vá ou esteja. Muita paz meu querido!!! :)

Unknown disse...

Obrigado por compartilhar as suas ideias com o mundo. Você é uma das raras pessoas que vê tudo ao seu redor sempre com bons olhos. A sua determinação, otimismo, criatividade e alegria de viver fazem de você um valioso amigo para todo sempre. Que Deus ilumine os seus caminhos onde quer que vá ou esteja. Muita paz meu querido!!! :)

Neve ao Chocolate disse...

Meu brother!!! puxa, vc me inspira! Obrigado pelo comentario querido!

Márcia Melo disse...

Que bom encontrar você aqui... meu coração até doeu :)
E você está a cara do seu pai, tá gatão!!!

Manoela disse...

Estou planejando morar em outro país, venho pesquisando e minha opção até agora é Ottawa. Onde posso praticar o inglês, aprender francês e ainda tem a Cordon Bleu, onde pretendo estudar. Além de todas as outras coisas boas da cidade. Mas não sei como posso ter a permissão pra morar no Canada. Seria difícil pra você me dar umas dicas?
Obrigada, amei seu post!

graciele disse...

Ola!
Amei esse post, me deu muita inspiração para escolher enfim, Ottawa. Eu e meu marido estamos com projeto de ir dentro de um prazo de 5 anos, ainda estamos pesquisando as localidades adequadas para nós e decidindo realmente os caminhos profissionais que tomaremos. Como meu marido fala frances e tem passaporte frances também, queria ir para Quebec, mas acabou, como eu, se interessando bastante pela fascinante Ottawa.
Fiquei com uma duvidazinha. Voce citou emprego publico como "grande fonte empregadora", mas isso se aplica a estrangeiros também?