sexta-feira, fevereiro 21, 2014

Quais os profissionais que o Canada precisa?

Uma recente materia (leia aqui) veiculada na cbc.ca esta dando o que falar! Estou acompanhando os diversos blogs sobre imigracao e realmente esta deixando bastante gente animada.

Entretanto, como eu gosto de dar palpites baseados na minha experiencia pessoal, eu tenho presenciado alguns equivocos quando as pessoas imigram sem terem preparado-se de fato para esse desafio.

Citei em um post recente o comentario de um amigo canadense e vou repetir: Quem quer os imigrantes eh o Ministerio de Cidadania e Imigracao; nao quer dizer que os canadenses necessariamente queriam a gente por aqui. Apesar de soar preconceituosa, reflete o que de fato acontece; diversas profissoes reguladas por ordem profissionais que criam barreiras quase que intransponiveis, dentre tantos outros desafios.

Eu encaro a imigracao como a oportunidade da minha vida; gracas ao programa de imigracao para trabalhadores qualificados que eu estou aqui; tenho uma atividade profissional que me permite encontrar pessoas de todas as classes sociais, de diferentes nacionalidades, diferentes backgrounds, diferentes historias de vida. Esta multiculturalidade esta transformando a maneira como enxergo o mundo. Um amigo me perguntou recentemente qual o conselho que eu dou para quem tem vontade de imigrar.

Uma frase por aqui, que esta se tornando o melo do crioulo doido diz: cada um tem a sua propria experiencia de imigracao, cada um vive essa experiencia de maneira diferente. Eu concorco e repito-a frequentemente. Por conta disto, nao quero dizer que a minha estrategia e experiencia imigratoria seja a correta. Nao existe receita.

Mas voltando ao assunto, o que eu recomendo eh o que funcionou pra mim. Eu acredito que uma coisa eh ter o perfil profissional ideal para ser aprovado pelo processo de imigracao e outra coisa eh estar preparado para adequar este perfil a realidade do mercado canadense. Eu nao sou nenhuma autoridade quando o assunto eh mercado de trabalho, porque tenho a mesma atividade profissional desde que cheguei aqui, mas basta ler as materias especializadas para perceber que aqui existe o mesmo fenomeno que existe no Brasil: carencia de mao de obra ultra-qualificada. Eh muito comum ver medicos paquistaneses dirigindo taxi ou mestres e doutores servindo mesa de restaurante em downtown. Tem ate uma turma que faz piada sobre isso. Bem, mas quais sao os profissionais que o Canada precisa? Resposta: todos! Precisa-se de medicos, de eletricistas, de soldadores... qualquer site especializado em imigracao vai citar a tal lista de profissoes. Maaas, vejo a luta de uma amiga fisioterapeuta para validar o diploma e atuar na area, ou um amigo veterinario formado na colombia que refez a universidade aqui para atuar como enfermeiro, ou ainda um amigo doutor em quimica, com ampla experiencia em pesquisa, alem de ter atuado na europa por anos, que mudou de area e trabalha com TI atualmente.

O que define o sucesso ou demanda ou seja la o nome que voces queiram dar eh a combinacao de fatores subjetivos.

- Dinheiro: quanto dinheiro voce vai trazer? Muito? Parabens! Voce faz parte de menos de 1% dos imigrantes que chegam aqui (Os chineses nao contam). Com dinheiro no bolso meu querido, vc pode manter um padrao de vida muito confortavel, enfrentar o longo caminho de validacao de diploma e aceitacao pela ordem profissional (caso a tua profissao seja regulada por uma) e viver feliz para sempre. Mas se voce nao tem tanto dinheiro assim, nao se iluda achando que o valor minimo (sugerido pelo ministerio de imigracao) vai durar muito.

- Rede de contatos: como em qualquer lugar do Brasil, aqui nao eh diferente e uma rede de contatos bem estruturada vai ajuda-lo a evitar alguns dissabores e pode ser o pontape inicial para o primeiro trabalho.

- Ser flexivel: por aqui, na maioria dos casos, eh necessario dar alguns passos para tras para voltar a dar passos para a frente. O que quero dizer eh que, se tu nao te sentares para aprender, jamais ficaras em pe para ensinar. Acabou de chegar, nao tem a tal da ”experiencia canadense”, ninguem sabe que raio eh essa tal universidade ou seja la o nome da escola que tu estudastes (ate porque, nao existe nenhuma, isso mesmo, nenhuma universidade entre as 10 melhores entre os paises emergentes (leia aqui)) e ainda e ja quer sentar na janelinha? Aqui as coisas nao funcionam assim nao maneh.

- Idioma: invariavelmente encontro pessoas que, quando estavam no Brasil, achavam que falavam ingles ou frances, ate que descobriram aqui que nao eram tao bons como pensavam. Estude o maximo que puder. Mas estude muito. Ae tem neguim vira pra mim e diz que nao estuda outro idioma pq nao tem tempo, ou porque eh caro... uma desculpa mais mirabolante do que a outra! Isso eh desculpa de preguicoso. Existem inumeras ferramentas online para o aprendizado de qualquer idioma que se queira aprender... e DE GRACA.

Dependendo da carreira e area do conhecimento, eh possivel recolocar-se rapidamente no mercado aqui, mas via de regra, eh necessario ter uma dose extra de paciencia, persistencia e fe!

Nao importa se eh medico, pedagogo, marceneiro ou macumbeiro; professor, redator, jornalista ou educador... todos tem lugar aqui! Alguns precisam dedica-se mais do que outros, mas todos que conseguem suportar a pressao do renascimento, tera uma imigracao bem sucedida.

No final das contas, finalizo com uma excelente observacao feita por um amigo:
“Imigração não tem nada haver com ascensão profissional. O cara que imigra achando que aqui vai ser o bam bam bam, volta com menos de 6 meses.
Quem fica e tem sucesso é que vem atrás de qualidade de vida sem precisar pagar por ela. E para isso nao precisa de profissão e sim determinação para recomeçar e conquistar um espaço como todos que ja estão aqui.”


Nenhum comentário: