quarta-feira, julho 23, 2014

A Vida Como Ela É

Cá estou eu novamente! Como já disse anteriormente, depois de um certo tempo vivendo no Canadá, os assuntos esgotam-se um pouco; talvez porque a nossa vida entra na rotina e acabamos absortos pelas atividades do dia a dia.

 Procuro acompanhar as novidades em termos de imigração e as mudanças promovidas nos processos. E, como cheguei aqui pelo programa de imigração da provincia do Quebec, acabo me inteirando melhor sobre este, em particular.

Ultimamente, muitas pessoas têm entrado em contato comigo, questionando sobre quais as melhores estratégias, o caminho, como imigrar, etc. Uma rápida busca no Google e nos deparamos com artigos dos mais diversos experts no tema, dizendo que existem mais de 60 diferentes formas de imigrar para o Canadá. 

De fato, existem muitas formas. Mas sou pragmático: volto no tempo, lá em 2006 quando assisti pela primeira vez à palestra da (hoje minha amiga) Soraia Tandel. Eu estava desesperado para sair do Brasil, estava disposto a fazer qualquer coisa para que isso acontecesse. Naquele tempo, um amigo querido, que hoje mora em Montreal, me encorajou a seguir a cartilha. Valeu a pena e meu pragmatismo segue na mesma linha até hoje. 

Com as recentes mudanças, imigrar pelo mesmo programa que eu utilizei em 2010, via Quebec, tornou-se uma tarefa difícil. Agora está muito mais restrito. Os candidatos continuam sendo selecionados por Québec em função de sua formação, experiência de trabalho, idade, conhecimento do idioma francês e sua capacidade de adaptação sócio-econômica. Porem, as aptidões profissionais do candidato devem corresponder às possibilidades de emprego existentes no mercado de trabalho de Québec ou representar um elevado potencial de adaptação e mobilidade profissional. Além disso, a mais notória mudanca diz respeito aos conhecimentos linguísticos, em que precisam ser comprovados através de um teste padronizado. 

Outra mudança importante, é que, atualmente, o candidato deve ainda, dispor de uma quantidade suficiente de dinheiro para atender às suas necessidades (e dos membros da família que o acompanham) durante pelo menos os três primeiros meses após a chegada em Québec. Essa disponibilidade financeira precisa ser comprovada no momento da aplicação. Ou seja, ficou mais dificil imigrar por essa categoria, no meu ponto de vista. 

Se você deseja imigrar, tenha em mente que as mudancas acontecem numa velocidade muito mais rápida do que antigamente. E que você precisa estar bem informado. 

Outro caminho para imigrar, por exemplo, é o PEQ (programa de experiência quebequense), que propicia a estadia no Canadá através dos estudos. ATUALMENTE ESTA É A FORMA MAIS SIMPLES E RÁPIDA DE SE CONSEGUIR A RESIDÊNCIA PERMANENTE, PORÉM É TAMBÉM A MAIS DISPENDIOSA. Os diplomas elegíveis neste programa são: 

Diploma de bacharelado (graduação universitária); 
Mestrado (e MBA); Um doutorado; 
DEC - Diploma de estudos universitários, formação técnica; 
DEP - Diploma de estudos profissional com duração de 1.800 horas de estudo; DEP - Diploma de estudos profissionais, seguido de um atestado de Especialização profissional (ASP - atestado de especialização profissional) atestando a um mínimo de 1.800 horas de treinamento e levando a um comércio particular. 

Não vou ficar me aprofundando em quais sao as 60 diferentes maneiras para imigrar para o Canadá, seja via processo federal, seja via processo provincial. Prefiro dar meus pitacos em apenas duas, de que fato quem quer imigrar precisa levar em consideração: 

          1) PEQ – O Programa de Experência Quebequense entrou em vigor esse ano e realmente é a maneira mais rapida de se chegar às terras geladas (deixe a preguica de lado e dê uma fuçada no Google para informacoes mais detalhadas). 

Mas como tudo na vida tem um preco, esteja preparado para demonstrar ao governo que voce tem $$$ na conta - para bancar os estudos e para viver. Se vier solteiro, o valor é em torno de 50 mil reais. Se vier com acompanhante (companheiro, marido, esposa, etc.), então a comprovação precisa ser de 80 mil reais, no mínimo. Em outras palavras, se quer chegar aqui rapidinho, tem que ter “bala na agulha”, dindim, faz-me-rir ou qualquer outro adjetivo que queria dar ao dinheiro. 

Sim, é bem verdade que você ganha também permissão para trabalhar. Mas deixa-me ser bem claro: estudar, aqui, é em tempo integral e você vai ter tanto trabalho para apresentar na escola, que dificilmente vai conseguir dividir-se entre trabalho e estudo, a nao ser nas férias. Aliás, saiba que estudar no Canadá não é a palhaçada que vemos no Brasil. É full time, neguim, tempo integral mesmo. Tu entras na escola por volta das 9 da manhã e vai ate às 3 da tarde. 

          2) Processo de Imigração Provincial: é a via sacra que enfrentei. 

          Se você tem uma das profissões em alta demanda, fala francês (que precisa ter comprovado atraves de teste reconhecido pelo governo), experiência profissional, nao é tiozinho (acima de 38 anos a coisa complica significativamente)... Então, esta esperando o que para dar entrada no processo? Um anjo nao vai aparecer na tua frente pra fazer o processo por voce, lamento! Ao contrário, prepare-se para um longo processo de estudos, aprendizado da lingua e espera. 

Trocando em miúdos, quem quer imigrar tem que ter dinheiro ou muita força de vontade para se adequar ao perfil profissional e de carreira que eles querem. Simples assim. Não existe mágica, e muito menos jeitinho brasileiro. 

 A respeito do mercado de trabalho, não sou nenhum expert. Mas reforço: é de TI? É da area da saude? Trabalha com Educação? Vem pra cá! A questão da validação dos diplomas fica para um próximo post, mas essas são profissões certamente muito procuradas. 

Não trabalha em nenhuma das áreas mencionadas? Te desejo boa sorte, mas não me pergunte se o teu diploma de astrofísico nano-nuclear vai ser um diferencial, porque EU NÃO SEI. Não sou gerente de RH, não sou agência de empregos e muito menos guru profissional. Não levem a mal o meu tom ácido, mas tem neguinho que me manda cada email... Hahahahahahaha. 

 Lembre-se sempre que sucesso é relativo (ih, olha aí mais um tema para outro post!). Mas realmente acho que tenho sucesso aqui: tenho uma atividade profissional que amo, uma familia que é tudo pra mim, amigos, paz de espírito e a minha fé em Deus. Todo o resto é bônus! O que é sucesso pra você?

Nenhum comentário: