domingo, fevereiro 16, 2014

Qual a tua Motivacao? Por que imigrar?

Um querido casal de amigos, depois de 7 anos em terras canadenses, finalmente estao a apenas um passo de concluir o ciclo da imigracao. Tiraram nota maxima no teste da cidadania e agora, basta aguardar algumas semanas pela cerimônia oficial a fim de tornarem-se uma cidadãos canadenses. 

“Depois de 7 anos de vida neste país sinto um misto de emoções: não me sinto nem brasileira nem canadense.
 Quando eu escutava alguém que morava no estrangeiro dizer que havia perdido um pouco da sua identidade cultural, eu imaginava que a pessoa estava exagerando. Agora sei que é a mais pura verdade: ao imigrarmos deixamos uma parte do nosso Eu pra trás e agregamos novos valores à nossa personalidade o que faz com nos tornemos novas pessoas. Não quero dizer com isto que mudamos completamente nossa maneira de pensar ou de ser, mas certo é que jamais seremos como dantes.”
Este foi o texto que eu literalmente transcrevi de sua pagina pessoal e ela finalizou com algumas questoes interessantes:

- Será esta mudança positiva ou negativa? Somos mais felizes aqui que acolá? Retornaremos algum dia a viver em nossa querida pátria? Conseguiremos vencer todas as dificuldades de adaptação?  

Eu tomo o cuidado de nao virar o “rei do achometro”, do tipo: “hey, eu estava analisando a vida alheia”, como diz um amigo de montreal, ja que cada pessoa percebe a vida de maneira dirente, orinundos de diferentes realidades de vida. Mas, como bom palpiteiro imprimo as minhas percepcoes a partir das minhas experiencias pessoais.

Somente pelo fato de ter aprendido 2 novos idiomas e ter tido acesso a um dos paises mais multiculturais do mundo ja valeu a pena. Pontos negativos: passividade do governo com relacao a outras culturas que tentam suprimir a cultura canadense, para fazer valer os costumes de suas originalidades. Dia desses falei para um cliente oriundo de um pais “amigo do Brasil” cujo ex-presidente eh um tal de Ahmadinejad: “If you are not happy with Canada Immigration’s politics, if you don’t agree with the ocidental life stile... instead to keep complaining, why you don’t go back to your country?” (Se voce nao esta feliz com o Canada, nao esta feliz com as politicas de imigracao, discorda do modo de vida ocidental... ao inves de ficar reclamando, porque voce nao volta para o teu pais?). Quase que perguntei se a braveza toda nao eh devido ao fato de que aqui as mulheres tem os mesmos direitos e deveres que os homens – hahaha.

Nao quero ficar fazendo comparacoes, porque basta verificar as estatisticas dos dois paises no google e vai se deparar com numeros gritantes e discrepantes, mas apenas para aticar os nacionalistas de plantao, vou citar o caso da violencia: enquanto o Brasil tem 21,6 homicios a cada 100 mil habitantes, o Canada tem 1.6. Nao quero nem entrar no merito, porque daria um paragrafo imenso, mas, se quiser saber mais, de uma olhada no Mapa da Violencia no Brasil e o Mapa da Violencia no Canada e tire tuas proprias conclusoes.

- Somos mais felizes aqui que acola? Eu sou definitivamente mais feliz aqui, nao preciso calcar o “terno do bem sucedido, nao preciso tira o pijama se me der vontade de ir ao Starbucks ou Tim Hortons, sem ser barrado por um seguranca achando que eu sou um trombao, posso andar de mercedez, bmw, audi sem ser parado em toda barreira policial! Tudo bem que nao pode ser ferrari ou lamborghini, porque senao os pulica me param pra pedir autografo neh... ah nao, isso nao, porque aqui nao tem pagodeiro e nem funkeiro (do tal funk ostentacao) hahahha. Sou mais feliz aqui, porque nao gasto 6 horas por dia no transito entre o trajeto casa-trabalho-trabalho-casa. Ou seja, ganhei 25 horas a mais por semana, simplesmente pelo fato de que estou a apenas 25 minutos de qualquer ponto que eu tenha que ir na cidade para atender meus clientes. Sim, ganhei em qualidade de vida e isso me faz feliz; Estou feliz porque gosto de coisa boa, gosto de conquistar bens materiais e nao preciso mais parcelar ovos de pascoa em 12 vezes nas lojas americanas, pra fazer media com familia, clientes e amigos, porque aqui o Lindt pode ser encontrado por 2 dolares na maioria dos magazines que fazer suas promocoes semais. Sou mais feliz aqui porque a diferenca entre as classes sociais nao eh tao escandalosa e gritante como no Brasil; sou mais feliz porque o meu senso de humanidade e igualdade mudou na medida em que passei a ter acesso a outras culturas de todos os cantos do planeta (e essa lista vai longa).

- Retornaremos algum dia a viver em nossa querida pátria?
Uma consequencia inevitavel para grande parte dos expatriados que regressao ao Brasil eh o chamado  choque cultural reverso. Para começar porque somos confrontados com uma nova cultura e acabamos assimilando alguns hábitos locais (os bons hábitos, espero). O mais interessante é que alguns desses hábitos a gente vai assimilando sem perceber, com o passar dos anos.

E existem dois aspectos da cultura brasileira que eu tenho dificuldade em engolir:  obsessão pela beleza. A tão discutida ditadura da magreza, a incansável busca de mulheres e homens pelo corpo perfeito. O segundo aspecto que sempre me incomodou e ainda me incomoda é a obsessão pelo status. A mania de querer ter a roupa mais exclusiva, o carro mais caro, a casa maior do bairro, o perfume francês mais caro, as viagens mais maravilhosas. E haja cartão de crédito, pagamento parcelado e cheques pra se (tentar) manter um padrão de vida muito acima da renda que se tem. Esta é a realidade de uma grande parcela da população brasileira. Porque convenhamos, na cultura brasileira, o importante nunca foi SER mas TER.  

Depois desse tempo morando aqui no Canada, cada vez que vou ao Brasil, percebo os olhares de reprovacao dos amigos e familiares, quando fico indignado com os precos cobrados no Brasil, ou quando resolvo sair de havaianas no pe e etc... Essa eh uma questao muito, muito pessoal; voltar ou nao voltar tem mais relacao com o objetivo de vida tracado por cada um, nao existe uma formula, mas no meu caso, acho q dificilmente voltaria a viver na terra brazilis.

Conseguiremos vencer todas as dificuldades de adaptação?
Como eu citei no post anterior, a adaptacao pode ser “menos” dificil ou muito dificil, mas a dificuldade esta aqui, de bracos abertos esperando voce chegar! Minha pessoal sugestao para auxiliar a minimizar a dificuldade de adaptacao eh:
1) tente integrar-se ao maximo. Ter bastante amigos brasileiros eh bom e gosto (sera???), mas procure participar de atividades das associacoes do bairro, procure uma igreja, seja evangelica, ortodoxa, islamica, grupo espirita, macumba, whatever, mas essa proximidade com algum grupo religioso da qual es simpatizante eh interessante e auxilia a criar o seu networking por aqui.
2) tenha um plano. Qualquer um que seja, mas ter um plano eh muito importante, porque senao voce vai se sentir como um personagem da musica do martinho da vila, deixando a vida te levar, ate se dar conta de que a falta de objetivos claros pode ser a causa da falta de perspectiva. Por exemplo, sugiro que pegue um caderno em branco e uma caneta e tente essa tecnica que eh considerada uma das mais poderosas alternativas para estimular a tua criatividade, deixa-lo alerta para novas oportunidades e acelelar o teu sucesso:
·         No topo da primeira pagina, escreva o teu maior objetivo ou o problema que esta te deixando pressionado e estressado, em letras garrafais, em forma de pergunta. Seja especifico, claro e concreto!
·         Uma vez que escreveu a questao, seja disciplinado em escrever 20 respostas para essa questao, sempre de maneira positiva, pessoal e no presente. 20 respostas eh o minimo.
·         Mantenha o foco ate que tenha no minimo 20 respostas (isso pode acontecer ao longo de uma ou duas semanas), mas FACA!
·         Quando as respostas estiverem criadas, entao voce vai escolher uma resposta para colocar em acao por dia.

Esse processo vai auxilia-lo a manter a mente ativa com uma atitude positiva e as solucoes vao comecar a aparecer como que uma luz e voce tera um foco e uma estrada clara para atingir os teus objetivos e adaptar-se as dificuldades de adaptacao, com resultados cumulativos.

Mantenha uma atitude positiva sempre. Finalizo com a parabola do CAVALO NUM POÇO:
Um fazendeiro que lutava com muitas dificuldades, possuía alguns cavalos para ajudar nos trabalhos em sua pequena fazenda. Um dia, seu capataz veio trazer a notícia de que um dos cavalos havia caído num velho poço abandonado. O poço era muito profundo e seria extremamente difícil tirar o cavalo de lá. O fazendeiro foi rapidamente até o local do acidente, avaliou a situação, certificando-se que o animal não se havia machucado. Mas, pela dificuldade e alto custo para retirá-lo do fundo do poço, achou que não valia a pena investir na operação de resgate. O fazendeiro então tomou a difícil decisão: Determinou ao capataz que sacrificasse o animal jogando terra no poço até enterrá-lo ali mesmo. E assim foi feito. Os empregados comandados pelo capataz começaram a lançar terra para dentro do buraco de forma a cobrir o cavalo. Mas, à medida que a terra caía em seu dorso, o animal sacudia e ela ia se acumulando no fundo, possibilitando ao cavalo ir subindo. Logo os homens perceberam que o cavalo não se deixava enterrar, mas, ao contrário, estava subindo à medida que a terra enchia o poço, até que finalmente conseguiu sair. Moral da história: Se você estiver "lá embaixo", sentindo-se pouco valorizado, quando certos de seu "desaparecimento" os outros jogarem sobre você a terra da incompreensão, da falta de oportunidade e de apoio, lembre-se do cavalo desta história. Não aceite a terra que jogam sobre você. Sacuda-a e suba sobre ela. E quanto mais jogarem, mais você vai subindo... subindo. Nome do cavalo:
DETERMINAÇÃO.    



4 comentários:

Luciana disse...

Eu não poderia concordar mais contigo, rapaz!! Concordo em tudo que você colocou nesse post.
Minha experiencia pessoal, eu morei 3 anos nos EUA, voltei para o Brasil onde residi por 2 anos antes de vir para o Canada. Não consegui me re-adaptar ao Brasil de jeito nenhum!! Sou muito mais feliz no Canadá, sem dúvida. Qualidade de vida sim, mais segurança, menos medo de violência, menos trânsito caotico e sim, menos pressão pelo corpo perfeito (leia-se magresa, coisa que eu nunca tive), menos pressão por esse status irreal e muito mais realização profissional. Hoje em dia faço o que gosto numa empresa que gosto muito. Não me vejo voltando a morar no Brasil.
Otimo post. Muito sucesso em terras do Great White North e muitas felicidades sempre!

Anônimo disse...

Muito legal seu blog! É muito interessante saber da opiniao do imigrante quanto as questoes cognitivas mesmo, como a imigracao vai te afetar alem do: vou mudar pro Canada, que maximo, eu sou phodao tchau pais de m*, tchau Brasil rsrsrs
Muito claros e lucidos seus pitacos, valeu por compartilhar!

Lídice disse...

Sandro, boa noite!
Sou casada, eu e meu marido estamos fazendo o processo para imigrar para o Canadá legalmente; e por acaso achei seu blog na net quando pesquisava sobre o assunto.
Me identifiquei com muitas das suas opiniões ao ler seus relatos, por isso te escrevo.
Enfim, tenho várias dúvidas e medos comuns a quem busca viver num país diferente do seu... Mas o que eu gostaria de saber mesmo, indo direto ao assunto é: Sendo mulher/negra/brasileira, encontrarei preconceito por aí? O que me diz?

Uma resposta sua me ajudaria muito!
Desde já, agradeço a atenção!

Unknown disse...

Prezado Sandro Ferreira, excelente o seu blog!
Sua experiência inspira, suas palavras motivam e seu conhecimento faz com que eu tenha mais vontade de viver no Canada. Também, como a colega, achei seu blog por acaso. E quando estamos para tomar decisões sérias na vida, nada melhor que ler e ouvir pessoas sérias como você.
Meus parabéns pelo blog! Gostaria de algumas dicas, se claro, não for atrapalhar, sobre imigração, e começo de vida e trabalho por aí. Meu nome é Roberto. Um grande abraço e obrigado por compartilhar suas vivências!