segunda-feira, fevereiro 10, 2014

Tirando a poeira do blog!

Ca estou eu novamente, me preparando para mais um dia de trabalho; Muitas coisas aconteceram desde a minha ultima "quase" epopeia por aqui; sendo mais preciso, faz mais de quatro meses que escrevi meu ultimo artigo.

A “aventura” no oeste canadense chegou ao fim e, depois de 2 meses vivendo em Red Deer, retornei pra regiao da “capitale nationale” convencido de que o dinheiro grosso desse pais esta em Alberta! Muitas oportunidades, muitas ofertas de trabalho, crescimento vertiginoso... cheguei a considerar fortemente uma mudanca de provincia, poreeeeeem, longe de ter o charme e a beleza de Ottawa-Gatineau (perdi o show de cores que a natureza propicia aqui na regiao da capital nacional).

Depois desse periodo de trabalho intenso em Alberta, resolvi tirar umas ferias e me mandei para o Brasil com a famila canadense. Prometo que vou me conter e nao vou escrever aqui a minha opiniao com relacao ao Brasil, baseado na minha experiencia pessoal mas quero apenas registrar que cada vez que vou ao Brasil, meu coracao arde de alegria pela decisao de ter emigrado do Brasil para o Canada. Alguns andam me chamando de preto-pobre-metido-a-gringo, outros andaram me dizendo que nao posso cuspir no prato que comi, que o Brasil eh a minha patria, que eh o melhor lugar do mundo (serio mesmo???).

Foram 16 dias de muitas alegrias, com a familia toda reunida, mas quando cheguei aqui no Canada, ah que alegria maior por estar em casa novamente! Sim, aqui eu me sinto em casa.

Pafraseando os Titas, Não sou brasileiro, Não sou estrangeiro, Não sou de nenhum lugar, Sou de lugar nenhum. Não sou de São Paulo, não sou japonês. Não sou carioca, não sou português. Não sou de Brasília, não sou do Brasil. Nenhuma pátria me pariu."

Ao menos, vou aprendendo a admirar o melhor das duas patrias, tentando me transformar num ser humano melhor. Eh claro que, sempre que insisto em ler o noticiario brasileiro, o sentimento de revolta e vergonha vem a tona; mas aqui, o fato de ser brasileiro eh um abre-portas. O canadense gosta muito de brasileiro. Sinto isso aqui em Ottawa, senti isso em Alberta... Alguns conterraneos criticam outros brasileiros que, ao chegar aqui, optam por nao ter contato com outros brasileiros, outros tentam organizar seus grupos pra estarem conectados com a cultura da terrinha. Parei de julgar as pessoas, porque cada um tem a sua historia, cada um tem a sua verdade.

Mudando de pato pra ganso, o processo de cidadania sofreu algumas mudancas importantes:

- Em vez de 3 anos em 4, o tempo necessário fisicamente no Canadá passa a ser de 4 (1460 dias) em 6 anos, com a necessidade mínima de 183 dias em cada ano dos 4 que contam;
- As idades também mudam, sendo que pessoas de 14 anos já passarão pelo processo da mesma forma que adultos, hoje até 18 anos passava como menor, atrelado aos pais;
- Só ficam isentos dos testes de idiomas, francês ou inglês, pessoas com mais de 64 anos, atualmente o limite é 54 anos;
- Pessoas com antecedentes criminais estrangeiros, que já são residentes permanentes podem ser impedidas de obter cidadania, atualmente só é considerado o histórico no Canadá;
- As taxas do processo irão aumentar de $100 para $300, sendo que as informações oficiais dizem que hoje o valor é subsidiado pelo governo federal, e isso irá acabar;
- Os envolvidos na análise dos processos terão maiores poderes decisórios, e o Ministro de Imigração terá poder de suspender e retirar a cidadania de pessoas que agridam a soberania do Canadá;
- Uma vez inscrito no pedido de cidadania, o requisitante deverá esperar o processo terminar dentro do Canadá;  


Leia mais sobre isso aqui.


Chega de bla, bla, bla... hora de levantar e partir pra luta!!! Qualquer dia eu volto com mais novidades.







3 comentários:

Paloma Matos disse...

Oi, o blog é muito legal, estou no inicio das minhas preparações, estou em fase de pesquisa e me sinto preocupada por não saber como serei recepcionada, já que sou negra, pelo que conhecemos dos estrangeiros, a uma certa resistência em aceitar as pessoas de etnia diferente, mas como aqui no Brasil a coisa só piora, vou buscar o meu 'algo mais' em outro país. Sei que são ocupados, pois a vida esta cada vez mais corrida, mas se tiverem um tempinho por favor me indiquem algum lugar onde eu possa ficar ou algum lugar onde possa procurar um trabalho, desde já muito obrigado. Bjo.

Neve ao Chocolate disse...

Ola Paloma, tudo bem? Obrigado por visitar o "meu cantinho". Estou morando a quase 3 anos e meio aqui no Canada e eu desconheco o fato de que "os estrangeiros tem uma certa resistencia em aceitar as pessoas de etnia diferente", como vc citou. Quanto ao lugar para ficar e arrumar trabalho, nao consegui entender exatamente o que voce deseja. Qual eh o teu plano?

Mi&De Importados disse...

Oi negão... caramba! A minha luta só vaí aumentar, hein??? Tenho q juntar mais dinheiro... só Deus p multiplicar... e acredito q até mandar meu processo muitas coisas mudaram... peço a Deus que oportunidade boas tbem apareçam. ...