terça-feira, outubro 26, 2010

Gatineau/ Ottawa

Ola pessoal!

Faz dias que estou ensaiando escrever as minhas impressoes sobre Gatineau... mas resolvi parar de ensaiar e finalmente escrever alguma coisa... hehehe

Primeiramente quero me desculpar pela falta de acentuacao, mas o pc q estou usando naum tem uma configuracao que me permita acentuar... (ao menos eu naum sei fazer isso).

Ainda naum conheco toda a regiao, pq estou morando aqui a pouco tempo, mas jah consigo ter uma boa percepcao das coisas por aqui.

Definitivamente, Gatineau eh uma cidade para quem busca tranquilidade. A proximidade com Ottawa tambem eh uma vantagem e tanta, porque pode-se absorver o melhor das duas cidades.

A regiao eh dividida em setores, que no passado eram cidades distintas. Vou discorrer um pouco sobre os setores que eu conheco, que sao Hull, Aylmer e Gatineau.... A regiao toda tem 5 setores, mas conheco relativamente bem esses 3.

Digo que conheco, porque eu trabalho externamente e percorro todos estes setores, todos os dias... hehehe

Gatineau eh o setor mais populoso. Na epoca que as cidades se juntaram, houve um pleibicito para decidir qual seria o novo nome... logo, Gatineau, por ser mais populosa, acabou levando a melhor. Apesar de ser mais velha, estao construindo varias casas novas na regiao. O maior shopping fica por lah tambem. O principal inconveninte de Gatineau eh o transito. Me faz lembrar do transito terrivel de Montreal (em horario de rush eh algo q faz qq um se irritar). Alem disso, eu particularmente acho Gatineau meio muvucado... 

Hull: das 5 pontes que ligam o Quebec a Ontario, 4 ficam em Hull, ou seja, melhores acessos. Eu sou suspeito para falar desse setor, pq eh onde eu moro. Realmente fica muito proximo de Ottawa. Pra se ter uma ideia, estou a apenas 6 minutos (de carro) do Parlamento. Hull tem varias construcoes antigas, mas tem muitas casas novas que estao sendo construidas tambem. O bairro mais procurado (Plateau) fica no setor Hull tambem. Eh bem servido por linhas de onibus, rede de supermercados as principais entradas do Parc de La Gatineau (que eh uma reserva ambiental enorme, com mais de 300 kilometros de estradas) fica em Hull.

Aylmer: eh a regiao mais anglofone que eu conheci ate agora. Muitos clubes de Golf, muitas casas grandes... A maioria esmagadora das pessoas sao bilingues ou soh falam ingles. Pela proximidade com Ottawa, assim como Hull, Aylmer abriga inumeras pessoas que trabalham em Ottawa e moram do lado de ca da ponte.

A regiao toda dorme cedo... por volta das 8:00 da noite jah naum se ve mais ninguem na rua, mas bastam 5 minutos de carro que estamos no centro de Ottawa, que tem uma vida noturna agitada 7 dias por semana. (eh claro que eh agitada ate as 2hs da manha, pq os bares e casas noturnas, quase que na totalidade, encerram as atividades por volta desse horario.

Gatineau vem crescendo bastante e pode-se notar os investimentos que estao sendo feitos na regiao, para atrair mais empresas e consequentemente, mais pessoas, mas a concorrencia eh muito, muito menor que Montreal, por exemplo.

Bem... por hoje, acho que eh isso, mas se tiverem alguma questao sobre a regiao, me deem um toque que respondo na boa.

Sandro.

6 comentários:

Carlos, Fernanda e Anna Luiza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos, Fernanda e Anna Luiza disse...

Fala Sandro,
Legal esse post, dá para ter uma idéia legal de Gatineau já que vc está por aí. Tem grande chances de sermos vizinhos...hehehe...minha esposa gostou da idéia de morarmos em Gatineau. Abraços camarada.
Saúde e paz.
Carlos

Jorge e Loriane disse...

Po Sandro... Pena q não podemos nos encontrar no fds passado. Aquele meu amigo morava em Hull, ou seja, era bem pertinho de vc.

Bom, te espero aqui em Montreal pra gente sentar e bater um papo, se eu não for aí antes novamente, né!?!?

Ah, Gatineau e Ottawa eu achei muito pacatas pro meu gosto. Ainda prefiro a agitaçãozinha de Montreal... rsrsrsrsrsrsrsrsrs...

Abraço!!!

Jorge Uvo
http://uvosnumafria.blogspot.com/

Marden Bastos disse...

Legal vocês estarem em Gatineau.Fiquei aí num hotel perto do Museu da civilização quando visitei Ottawa pela última vez. É como você disse, tudo muito pertinho. No próximo verão façam o passeio de anfíbio que sai lá d área do parlamento e corre a cidade contando história da cidade e dos prédios. Depois atravessa a ponte para Gatineau e entra no rio. Ver a cidade de dentro da rio tem outra perspectiva. Achei interessante e recomendo.
Felicidades!

Drinho Canada disse...

Eae Carlao... cara... vou te falar uma parada... Montreal eh bem legal... mas pra quem busca tranquilidade, minha forte recomendacao eh: VENHA SER MEU VIZINHO BRO!!!

Pow Jorge... eh q qdo vc ligou, jah estava na estrada neh... eu eu tinha acabado de chegar... mas naum vao faltar oportunidades... tenho certeza!

Marden,
Puxa... valeu a dica... vamos fazer esse passeio com toda certeza... alias, o que naum faltam aqui sao boas opcoes de passeios legais...

Anônimo disse...

Oi, pessoal!
Está chegando a hora da minha viagem. Faltam 3 semanas. Eu estava certa qeu ficaria em Montreal, mas estou revendo algumas coisas e estou com vontade de ir para Gatineau.
Será que vc poderiam me dar dicas de locais temporários ou apts de curta duração?
Abraços e tudo de bom.
Vanessa