terça-feira, agosto 23, 2011

1º ano - Carreira

Parafraseando a Pati, continuo dando meus pitacos sobre alguns assuntos, nestes post's comemorativos de aniversário.


Não sou a maior autoridade no assunto "carreira", porque, depois de 1 ano, tive apenas 2 experiências profissionais.


A primeira, como já dito, foi num trabalho chamado pelos brasileiros de "survival job" (ô expressãozinha tosta - trabalho é trabalho, caramba!) e durou menos de 30 dias, pois em seguida iniciei minha atual atividade.


Como eu gosto de dizer, sou dono do meu próprio nariz, pois tenho uma empresa  individual (ou melhor, sou autônomo e pronto).


Existem vantagens e desvantagens em optar por trabalhar por conta própria. Eu, pessoalmente, vejo muito mais vantagens (desde que se planeje a longo prazo, sobretudo no que diz respeito à desenvolver outras formas de garantir a aposentadoria). 


Algumas vantages: do faturamento bruto, é possível abater até 40% em despesas. Significa dizer que a faixa de imposto de renda devido, tende a diminuir substancialmente. 


Apenas para fazer uma comparação, um funcionário que ganha em torno de 100 mil/ano, paga aproximadamente 33 mil dólares. Um empresário autonomo que fatura a mesma quantia anualmente, paga menos do que o dobro do valor acima (ainda não é meu caso, só pra deixar claro - hehehe).


Além do que, o conceito de despesa é bastante amplo e incluiu uma porcentagem do mortgage ou aluguel, combustível, alimentação, mobiliário, celular, energia... isto é, tudo o que é gasto e tem relação com a atividade empresária (mesmo que de alguma forma). Existem diversos organismos que incentivam a atividade empresária, excelentes projetos de incubadora e dentre as coisas que me chamam a atenção, dou destaque especial à burocracia para abertura da empresa: no meu caso, demorou 15 minutos e saí da agência de revenu com cnpj e nº de contribuinte.


Outro aspecto que destaco é que as condições sócio-economicas atuais propiciam um "sonhar-possível". Quero dizer que, se a pessoa tem um projeto e acredita nele, é muito mais paupável torná-lo realidade no Canadá do que no Brasil, onde, ao menos no meu caso, sonhar era quase um devaneio.


Dentre as desvantagens, destaco os riscos que um empresário está exposto diariamente, seja em decorrência da oferta e demanda, seja em decorrência dos fatores econômicos; quando se está começando, não tem muita opção de não trabalhar muito e ironicamente, quanto mais a empresa cresce, mais demanda trabalho. 


Mas encorajo quem tem algum projeto engavetado, que arrisque-se por aqui. Tudo é possível. É uma terra que mana leite e mel.

Nenhum comentário: