terça-feira, agosto 16, 2011


O meu amigo Wellington, do blog wellsuzcanada, iniciou uma discussão interessante sobre se existe ou não preconceito aqui no Quebec.

Eu escrevi tanto, que resolvi dar meu pitaco aqui no blog.

Ontem eu rascunhei qq coisa e acabei deletando, mas hoje sinto-me especialmente inspirado a falar sobre esse assunto. Visitei um cliente que, segundo ele próprio, é "francês de nascimento, canadense por opção (imigrou a 25 anos da França para o Canadá) e brasileiro por adoção". 

Nos últimos 2 anos morou no Brasil, em Salvador. Bem, até chegarmos a esse ponto da conversa, nosso diálogo variou entre o francês e o inglês, até que ele, muito polidamente me questionou quanto à minha origem. "brasileiro", respondi. E ele, espantado, gaguejou: Brasileiro? cara, vc é o primeiro preto brasileiro que eu conheço aqui no Canadá! 

Bem, mas vamos aos fatos. Dois imigrantes, um europeu-canadense, educado em Londres e um preto brasileiro, educado na periferia de São Paulo. Inevitavelmente a conversa convergiu para as questões relacionadas ao preconceito. 

Quando no Brasil, já passei por algumas situações inusitadas, de preconceito perverso, tipo: carrão hein?! é pagodeiro ou jogador? esse negão é um mala... olha onde mora. (péssimo hábito de pessoas que nivelam por baixo). 

No Brasil, preto não pode morar num bairro de classe média alta que é “mala”?; não pode ter um carro um pouco melhor, sem que não seja associado a pagodeiro ou jogador? Infeslimente, no Brasil que eu conheço não. Esteriótipos que me enojam. Cansei de chegar a alguma festa ou evento profissional e, após "descobrirem" as credenciais de merda do crioulo, uau... arrumarem mesa, ficarem com aquela bajulação hipócrita. Estou a 1 ano aqui no Canadá e diariamente visito clientes canadenses (nativos ou não) e por isso, me permito algumas conclusões: prefiro 1 milhão de vezes o preconceito quebecois. Explico: aqui, tenho notado que o cara que não gosta do preto, é o mesmo que não gosta do francês de olhos azuis, depois de engatar uma conversa com este e perceber que seu acento é de francês e não de quebeca. 

Ou seja, o indivíduo preconceituoso, não gosta é de imigrante, independentemente da cor da pele. Eu prefiro sofrer esse tipo de preconceito, do que o preconceito existente no Brasil, que na minha maneira de ver, é um preconceito social, racial e econômico. Lá, se tem status, se tem pedigree, esse mesmo grupinho esquece que você é preto e passam a te tratar com uma atenção patriarcal. Puro jogo de interesses, porque você percebe que os teus pares (a negraiada) continua não sendo aceita por esse grupo, mas você tem o tabarnuche do pedigree não é mesmo?! 

E aqui no Quebec? Bem, constantemente me questionam a minha origem, porque, segundo alegam, meu acento me entrega que não sou de país francofono (ou seja, tú é negão, mas fala com um acento diferente... então não vem do Haiti e nem da Africa. Vem de onde, afinal?). Ok... sou brasileiro! "BRASILEIIIIIIRO??? Cool!!!” Esta tem sido a reação de 10 em cada 10 pessoas quando digo que venho do Brasil. 

Curiosamente, as situações de preconceito aqui partem de imigrantes. Canso de ouvir comentários racistas contra colombianos, haitianos, árabes, indianos... e adivinhem de que grupo partem estes comentários? Ok, eu falo... é do zé povinho de um país sulamericano, cujo nome começa com B e termina com L... hahaha. 

Definitivamente, o brasileiro é povo mais preconceituoso que eu já vi. 

4 comentários:

marco2xmarco disse...

Oi Sandro,

Gostaria de entrar em contato contigo, estou mudando para Gatineau, e queria trocar algumas ideias, mas não conseguir achar seu e-mail e nem seu contato, vou deixar o meu e-mail aqui e se possível, aguardo contato:
marco2xmarco@hotmail.com
Sucesso!

Lídia disse...

Oi, Sandro! Tudo bem?

Eu sou a Lídia, do Blog www.quebecquando.wordpress.com Eu e meu marido ainda estamos no Brasil, acabamos de dar entrada no Processo Federal, mas eu, sempre que posso, leio blogs de brasileiros que já estão aí.

E olha, eu simplesmente ADOREI esse seu post, viu? Como negona que estudou muito para ter um salário digno e morar em um lugar bom, eu concordo com 100% do que você falou.

Quando me perguntam se eu não tenho medo de ir morar no Canadá e sofrer preconceito, eu respondo que duvido que lá eu sofra mais preconceito do que sofro aqui. E aqui, como você disse, ainda tem o agravante de ser mais nojento justamente porque existe a babação de ovo hipócrita quando descobrem que os negões não são seguranças e as neguinhas não são faxineiras!!

Gostei muito mesmo do post, pois como o seu cliente canadense disse, imigrantes brasileiros geralmente são brancos. Por que será, né?

Abraços,
Lídia.

Fernanda disse...

Oi Sandro, achei muito bem colocado o seu ponto. Também ouvi falar desse preconceito em relação aos imigrantes, especialmente se forem refugiados. E, como vc apontou, esse preconceito vem de outros imigrantes, que se consideram melhores por terem passado por um critério de seleção diferente. Inclusive já me disseram para tomar atenção na hora de buscar imóveis para não acabar no bairro dos "refugiados".
Bom... o que dizer? tsc tsc

Diário Canadá Brasil disse...

Não tenho a menor dúvida que o povo mais pluricultural e preconceituoso é do Brasil.

E é isso mesmo o que a galera pensa a respeito de um negro aqui n0 Brasil.

Quanto aos canadenses ainda não estamos por ai, mas meu professor de francês é canadense puro, rsrsr, e ele tbm é contra os imigrantes, especialmente os mulçumanos,

enfim...

Seja no Brasil ou no Canadá o preconceito é inerente ao homem, sendo em alguns evidente, em outros mais evidente e em alguns combatido, como um entrave interno.

É amigo, C'est la vie...
Abração e adorei o post!
Diariocnadabrasil.blogspot.com